Preocupado com as dificuldades pelas quais muitas famílias de São Paulo passam no período de pandemia do vírus da Covid-19, o Metrô está realizando campanha para arrecadar alimentos e produtos de higiene em 10 estações. Desde abril, já foram arrecadados 1049 quilos de alimentos e produtos de higiene e limpeza, além de outros 413 itens, tais como: papel higiênico, sabão em pó e em pedra, gelatina, pasta, escova de dente, fralda geriátrica, entre outros.
Os produtos arrecadados nos meses de abril e maio (aproximadamente 560 kg) foram doados para a entidade Casa de Convivência “Porto Seguro”, escolhida após chamamento público. O restante foi destinado ao programa Cidade Solidária, da Prefeitura de SP, após assinatura de convênio no dia 18 de maio. A instituição beneficiada pelo programa é a Cruz Vermelha Brasileira.
As caixas de donativos continuam disponíveis para doação nas seguintes estações:
Linha 1 – Azul: Santa Cruz, Jabaquara e Tucuruvi
Linha 2 – Verde: Paraíso, Tamanduateí e Sacomã
Linha 3 – Vermelha: Barra Funda, Tatuapé, Brás e Corinthians-Itaquera
A iniciativa é do programa Metrô Social, que abre seus espaços nas estações para a realização de atividades ligadas à promoção e prevenção da saúde e bem-estar, da leitura, de orientação, de empreendedorismo, de informações sobre direitos do cidadão, de inclusão social e campanhas de utilidade pública. As ações contam com o apoio e parceira de instituições, sociedades e conselhos profissionais, instituições filantrópicas, de organizações do terceiro setor e de ensino superior, sem fins lucrativos.