Nove estações do Metrô têm distribuição gratuita de preservativos

Realizada em parceria com o Programa Municipal de DST/Aids, a iniciativa visa incentivar e facilitar a proteção inclusive em época de Carnaval

A capital registrou 3.145 novos casos de HIV em 2018, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), sendo que 49,3% das notificações ocorreram em jovens de 15 a 29 anos. Usar camisinha ainda é a melhor forma de prevenir esta e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) – termo que substitui a expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) –, já que a via sexual originou o contágio em 88,8% dos casos. Para que os passageiros não percam a proteção de vista em plena época de Carnaval, nove estações do Metrô disponibilizam preservativos masculinos gratuitamente.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Metrô de São Paulo e o Programa Municipal de DST/Aids, que fornece os preservativos. Ao todo, dezdisplays facilitam o acesso do público às camisinhas em estações das Linhas 1-Azul (Tucuruvi e Jabaquara), 2-Verde (Paraíso, Consolação e Tamanduateí) e 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera, Tatuapé, Brás e República). Todos estes locais possuem um dispensador com capacidade para 14 mil preservativos, com exceção da Estação Corinthians-Itaquera, com doisdisplays .

Como parte do Programa de Ação Social do Metrô, outras ações de prevenção às IST serão propostas mensalmente, como a realização de testes rápidos HIV e sífilis, além da oferta de camisinhas por meio dos dispensadores que permanecem nas estações durante o ano inteiro.

Distribuição de preservativos masculinos no Metrô

Linha 1-Azul: Estações Tucuruvi e Jabaquara

Linha 2-Verde: Estações Paraíso, Consolação e Tamanduateí