Iniciativas para celebrar o Natal são destaques da programação
A Linha da Cultura prepara uma série de atrações que valorizam as manifestações artísticas e o entretenimento voltados aos passageiros.Para celebrar as datas importantes deste mês,várias atrações trazem o clima de Natal para as áreas do Metrô.
ASala MAS, uma extensão do Museu de Arte Sacra de São Paulo, localizada dentro da estação Tiradentes, da linha 1-Azul, abriga“Os Artesãos e Seus Presépios”. O intuito é trazer o ressignificado que está contidonas obras que retratam o nascimento de Jesus, tanto na reflexão do contexto social de quem produz quanto pela diversidade de técnicas e matérias-primas.
Com a mostra "Natal Ilustrado", na estação Sé, das linhas 1-Azul e 3-Vermelha, os passageiros são convidados a passear pelas obras e refletir como o símbolo natalino tão presente no imaginário social pode ganhar as mais diversas interpretações, sentidos e feições.
Para comemorar o fim do ano, o “Canto Coral de Natal”, que já se tornou uma tradição para quem passa pelo Metrô, fará diversas apresentações quelevarão à população cultura gratuita ao som das mais tradicionais canções natalinas.Ao todosão 25 corais que acontecemnos dias 9 e 12 na estação Clínicas, da linha 2-Verde; dias 9 e 11 na estação Sé, dia 10 na estação República e dia 11 na estação Tatuapé, da linha 3-Vermelha.
Em parceria com a Rede Globo, o “Arte na Rua de Natal” acontecerá nas estações Sé e Tatuapé, da linha 3-Vermelha, nos dias 10 e 12, respectivamente. O projeto busca valorizar artistas populares e trazer o ânimo do espírito natalino aos passageiros, nesta edição, as apresentações contam as participações de “Cabra é Fêmea”, “Projeto Guri”, “Cuca Monga” e mais.
“Zona Norte Mostra Suas Redes” é uma mostra resultante do projeto “Todo Lugar Tem Uma História Para Contar”, desenvolvido por agentes culturais e sociais da Zona Norte da capital paulista e conta as rotinas de vida dos moradores da região. A exposição ficará disponível na estação Santana, da linha 1-Azul.
A partir do dia 10, na estação Alto do Ipiranga, da linha 2-Verde, os passageiros poderão conferir a mostra “A Jornada do Rinoceronte”, que tem como objetivo denunciar a caça ilegal da espécie “rinoceronte branco”. A exposição é composta de fotografias produzidas entre os anos de 2014 e 2015, por países como Zimbabwe, Moçambique, África do Sul, Índia, Vietnã e Quênia.
Já no dia 19, o Metrô convida a todos para oClube de Leitura que acontecerá das 16h às 18h, na Biblioteca Neli Siqueira. O Clube discutirá sobre a obra “Enclausurado”, de Ian McEwan. A Biblioteca fica na Rua Augusta, nº 1626 – próxima ao Metrô Consolação.
Para acompanhar o roteiro completo de atrações do mês de dezembro e demais iniciativas culturais do Metrô, acesse:http://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx