Quem passar nas estações Sé, República e Vila Prudente nos dias 15, 16 e 17 de outubro poderão receber orientações sobre alimentação saudável e a importância da prática de exercícios físicos como aliado no combate ao câncer de mama, doar lenços de cabeça, receber demonstração do autoexame, entre outras atividades. O atendimento acontecerá nos mezaninos das estações, das 11h às 15h, com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e detecção do diagnóstico precoce da doença. A ação do Metrô, que faz parte do Outubro Rosa, é uma parceria com o Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp), Hospital Geral de Guarulhos, Instituto Tribo do Bem e Instituto Quimioterapia e Beleza.
Os passageiros poderão doar lenços de cabeça para pacientes que estão em tratamento da doença, além de participarem com mensagens de apoio. Qualquer pessoa pode colaborar deixando um ou mais lenços de qualquer tipo, cor, material e tamanho nas caixas que estarão localizadas nas três estações. Também haverá demonstração de amarração de lenço para resgatar a autoestima dos pacientes em tratamento.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram detectados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.
Dia 15 – República
Banco de doação de lenços, novos e usados em bom estado.
Orientações sobre prevenção e autocuidado da mulher em relação ao câncer de mama.
Dia 16 – Sé
Banco de doação de lenços, novos e usados em bom estado.
Demonstração do autoexame de mama.
Música e dança com voluntários do Instituto Tribo do Bem.
Dicas de Alimentação Saudável e importância da prática de exercícios físicos.
Orientações sobre prevenção e autocuidado da mulher em relação ao câncer de mama.
Dia 17 – Vila Prudente
Voluntárias do Instituto Quimioterapia e Beleza e pacientes oncológicas trocarão suas experiências com outras mulheres e estarão disponíveis para esclarecer dúvidas, informações e acolher que esteja passando por essa adversidade.
Orientações sobre prevenção e autocuidado da mulher em relação ao câncer de mama.