De 6 a 28/07, passageiros das estações Sumaré e Vila Madalena precisão trocar de trem em Clínicas
Para a continuidade da instalação das portas de plataforma na estação Vila Madalena, da Linha 2-Verde, o Metrô irá implantar uma operação diferenciada entre os dias 6 e 28/07. Nesse período, os passageiros que embarcam e desembarcam nas estações Vila Madalena e Sumaré precisarão trocar de trem na estação Clínicas para prosseguir viagemem ambos os sentidos. O intervalo entre viagens nas estações Vila Madalena e Sumaré será maior, de 8 minutos.
A transferência de trens é necessária pois uma das plataformas da estação Vila Madalena ficará interditada para a implantação das portas automáticas, equipamentos que aumentam a segurança dos passageiros e do sistema metroviário.
Entre as estações Clínicas e Vila Prudente, a operação será normal.
O Metrô escolheu o período de férias escolares para a realização dos serviços justamente para interferir o mínimo possível no cotidiano dos passageiros. A população impactada será de, no máximo, 38 mil passageiros por dia, o que significa menos de 1% da demanda diária total do Metrô de São Paulo.
A instalação de portas de plataforma nas estações permitirá a redução do número de interferências nas linhas de Metrô, aumentando a regularidade da circulação dos trens e, principalmente, a segurança dos passageiros.
A melhoria na estação Vila Madalena faz parte do contrato do sistema de sinalização CBTC, cuja implantação está praticamente concluída na linha 2-Verde. As próximas estações que vão receber os equipamentos de segurança neste contrato são: Tucuruvi e Jabaquara, na Linha 1-Azul, com previsão para 2020; e Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda, na Linha 3-Vermelha, previstas para o primeiro semestre de 2021.
Em junho, o Metrô assinou outro contrato para a instalação de portas de plataforma em outras 36 estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. O investimento é de R$ 342 milhões e o prazo de execução de 56 meses.
As estações Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente (Linha 2-Verde); Vila Matilde (Linha 3-Vermelha); Adolfo Pinheiro (Linha 5-Lilás).; e todas da Linha 4-Amarela e da Linha 15-Prata já contam com o sistema de segurança.