04/06/2019 – Estação Luz, do Metrô, recebe mostra baseada no livro “O Valor do Mar” para celebrar o Dia dos Oceanos

Com textos, fotos e vídeos, a Estação Luz, da Linha 1-Azul do Metrô, recebe, a partir do dia 5 a exposição “O Valor do Mar”, que comemora o Dia dos Oceanos, celebrado no dia 8/6. Por meio de 19 imagens, a intenção é destacar os aspectos fundamentais da Amazônia Azul, como é chamado o território marítimo brasileiro pela Marinha do Brasil. O apelido vem do fato de a área coberta pelas águas jurisdicionais brasileiras serem de tamanho equivalente ao da floresta amazônica.

Fundamental para a pesca, turismo, transporte logístico, indústria naval, petróleo e gás, questões religiosidade etc, o mar tem papel estratégico para o Brasil e para todos os países banhados por suas águas. Foi por ele que as navegações colonizadoras aconteceram e o comércio se desenvolve no mundo.

A mostra é baseada no livro de mesmo nome composto por três autores: André Panno Beirão, que é Doutor em Direito, Mestre em Ciência Política, Mestre em Ciências Navais e capitão da Marinha do Brasil; Miguel Marques, professor da Universidade de Coimbra e sócio da PwC de Porto; e o jornalista Rogério Raupp Ruschel. O livro revela e enfatiza a importância do oceano para os brasileiros nas atividades sociais e econômicas ligadas ao mar.

Para conhecer a programação completa da Linha da Cultura, acesse:http://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx