Estações funcionarão durante todo o evento e segurança será reforçada
São Paulo, 15 de maio de 2019 – Neste fim de semana, o Metrô e a CPTM terão estratégia especial para atender ao público da 15ª edição da Virada Cultural, um dos principais eventos do calendário da cidade de São Paulo. O sistema metroferroviário vai funcionar de forma contínua para que os passageiros possam chegar mais facilmente às atrações da Virada.
As linhas operadas pelo Metrô funcionarão de maneira ininterrupta a partir das 4h40 de sábado (18) até a meia-noite do domingo (19),medida também adotada nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás, operadas pelas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, respectivamente.A exceção é a Linha 15-Prata, que não vai operar de 4h40 até as 13h de sábado, para testes no sistema de controle de trens.
Na CPTM, as linhas vão operar das 4h de sábado (18) até a meia-noite de domingo (19), com exceção da Linha 13-Jade. Durante a madrugada de domingo, entre 1h e 4h, o intervalo entre os trens será de 30 minutos. Nesse período, as estações permanecerão abertas somente para desembarque. Apenas as que têm integração com o Metrô também funcionarão para embarque.
As empresas reforçarão o quadro de agentes de segurança, especialmente nas estações próximas às apresentações do evento. A CPTM disponibilizará dois trens extras para as linhas 7-Rubi e 11-Coral. Caso haja aumento da demanda, Metrô, ViaQuatro e ViaMobilidade colocarão mais trens em operação.
Compra antecipada e acesso de bicicletas – Para maior comodidade, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) recomenda que os passageiros comprem seus bilhetes antecipadamente, de preferência com dinheiro trocado. De todo modo, as bilheterias estarão abertas e haverá guichês disponíveis para recarga do Bilhete Único nas estações São Bento (Linha 1-Azul), Anhangabaú e República (Linha 3-Vermelha) do Metrô, além de máquinas de autoatendimento em todas as estações. Na CPTM, as estações abertas para embarque contarão com funcionamento de guichês para a venda de bilhete unitário.
Durante o evento, quem acessar o sistema metroferroviário com bicicletas deverá respeitar as regras em vigor. O embarque pode ser feito a partir das 14h do sábado e até a meia-noite de domingo, sempre considerando o limite de quatro bikes por trem e o embarque no último vagão.
Canais de atendimento – Em caso de dúvidas, os passageiros podem ligar para a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que atende diariamente das 5h à meia-noite. Para denúncias, há também o SMS-Denúncia no número 97333-2252 e o aplicativo Metrô Conecta.
A Central de Atendimento da concessionária ViaQuatro atende pelo telefone 0800 770 7100 de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h. Para falar com a ViaMobilidade o número é 0800 770 7106 nos mesmos dias e horários.
O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da CPTM funciona 24 horas pelo número 0800 055 0121. O posto de atendimento da Estação da Luz fica aberto das 8h às 22h, aos sábados, e das 6h às 17h, aos domingos. Há também o Disk-Denúncia no 97150-4949.