Como parte da programação mensal de atrações da Linha da Cultura do Metrô, a partir de amanhã (10) a Vitrine Lasar Segall, instalada na estação Santa Cruz (linha 1-Azul), recebe a biografia de Jenny Klabin Segall. A mostra reúne 11 imagens que retratam a vida de Jenny e permanece até o fim do mês na estação.
Filha de emigrantes judeus de origem russa, Jenny nasceu no bairro da Vila Mariana em 1899. Fluente em francês, inglês e alemão, consagrou-se na carreira literária como tradutora de clássicos do teatro francês e alemão. Suas traduções ganharam inúmeras edições – algumas com ilustrações da própria artista -, sendo elogiadas por intelectuais brasileiros e europeus.
No ano de 1925 casou-se com o artista Lasar Segall e juntos tornaram-se sócios fundadores da Sociedade Pró Arte Moderna (SPAM). Após a morte do marido em 1957, Jenny idealiza o Museu Lasar Segall onde catalogou os diversos trabalhos deixados pelo artista, dentre os quais pinturas, gravuras e esculturas, além de desenhos e registros fotográficos. Dez anos após o falecimento do marido, Jenny morre e deixa para os filhos a tarefa de conservar o acervo do pai.
Para acompanhar essa e outras iniciativas da Linha da Cultura do Metrô, acesse:http://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx.