Em dezembro, estações do Metrô recebem atrações da Linha da Cultura, projeto que ao longo do mês leva uma extensa programação com apresentações musicais, mostras fotográficas e várias opções de arte e entretenimento para os passageiros.
Em comemoração aos 50 anos de fundação da Companhia do Metrô, a Estação Sé abriga a “Estação Memória”, um túnel onde o usuário pode conhecer a detalhes do funcionamento e da evolução tecnológica do sistema metroviário, além de experimentar a sensação de estar na cabine e operar um dos trens da primeira frota usada pelo Metrô: o A35.
Quem passar pela Estação Tiradentes (Linha 1-Azul) não pode deixar de conferir a exposição de Natal “Os artesãos e seus presépios”, que entra em cartaz no próximo sábado (1º) na Sala do Museu de Arte Sacra, que fica no mezanino da estação. A mostra reúne obras de 15 artistas paulistas e mistura técnicas como modelagem, pintura e escultura em madeira.
A partir de sábado também serão apresentadas as fotografias da série “Heróis do fogo”, do fotógrafo Alberto Takaoka, nas Estações Luz (Linha 1-Azul) e Vila Prudente (Linha 2-Verde). A exposição, que já esteve em outras estações do Metrô, carrega registros do trabalho de bombeiros em ocorrências de incêndio e acidentes graves ao longo de dez anos.
Na segunda-feira (3), a Estação Tatuapé (Linha 3-Vermelha) recebe um evento em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a partir das 15h. Entre as atrações está mais uma apresentação da Banda dos Seguranças do Metrô. O projeto também leva à estação a mostra fotográfica “Faces da reabilitação”, que busca ajudar a resgatar a autoestima de pessoas com deficiência por meio de registros de pacientes atendidos pelo Instituto de Medicina Física e Reabilitação da Rede Lucy Montoro.
Quem passar pela Estação Tatuapé na próxima quinta-feira (6), a partir das 17h, vai ficar encantado com a apresentação do Ballet Paraisópolis, curtir a mistura de samba, funk e soul do grupo Periferia A Massa e relembrar grandes cantoras da música brasileira na voz da intérprete Érica Pinna. As atrações fazem parte da 4ª edição do Arte na Rua, iniciativa que leva música e dança para espaços públicos da cidade.
A exposição “Viajando por São Paulo com Adoniran Barbosa”, que já está em três estações do Metrô, desembarca no dia 10 nas Estações São Judas (Linha 1-Azul) e Clínicas (Linha 2-Verde). A mostra reúne imagens históricas do cantor e compositor e sua relação com as regiões da cidade.
Para acompanhar a programação completa de projetos culturais do Metrô, acesse:http://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx.