Neste mês a estação República (linha 3-Vermelha) recebe a exposição “Pretas Potências – 13 Décadas de Reinvenção” do artista Vinicius de Araújo. O espaço expositivo tem curadoria do Instituto Feira Preta e da agencia Alma Preta e homenageia os 130 anos de inventividades e resistência vividos pela comunidade negra desde a abolição da escravatura até os dias atuais.
A mostra conta com 13 imagens representativas de personalidades de 13 universos da resistência afro-brasileira. Influentes do hip hop, teatro, literatura e religião de matriz africana foram algumas das áreas selecionadas e nomes como Abdias do Nascimento fundador do Teatro Experimental do Negro, Mestre Bimba criador da Capoeira Regional e Sharylaine pioneira do rap nacional foram nomeados para fazer parte da exposição.
O objetivo das ilustrações é representar, década após década, a forma como o empreendedorismo e a criatividade foram estratégias encontradas pelos afro-brasileiros na sobrevivência em meio à exclusão social no período pós-abolição.
O projeto ficará exposto durante todo o mês de novembro e é parte do roteiro de exposições da Linha da Cultura do Metrô. Para acompanhar essa e outras atrações, acesse: http://www.metro.sp.gov.br/cultura/index.aspx.