Skip to main content

05/07/2018 – “Joias do mar” estão na estação Santa Cecília do Metrô

Os oceanos abrigam muito mais espécies do que podemos ver e um dos exemplos disso são os foraminíferos. Entre os dias 10 e 31 de julho, os usuários da estação Santa Cecília poderão entender melhor esse tipo de vida na exposição “Joias do Mar: vidas microscópicas que revelam a história do planeta”. Os foraminíferos são seres unicelulares ainda menores que um grão de areia e mais antigos que os dinossauros.

Serão 11 fotografias ampliadas na área paga (mezanino) da estação que revelam a beleza e a variedade desses pequenos seres vivos com carapaças semelhantes às conchas. Todos eles são pistas importantes no estudo da Biologia Marinha e no aprofundamento das descobertas sobre a vida no planeta. O estudo das espécies é importante, pois como são seres muito sensíveis ao ambiente onde vivem, osforaminíferos mudam sua forma e características mesmo com pequenas variações no leito marítimo.

Além das imagens, registradas com o auxílio de uma lupa ou microscópio, os painéis também terão textos explicativos sobre esses seres tão pouco conhecidos e tão variados entre si. Existem mais de 30 mil foraminíferos conhecidos e mais de 30 deles poderão ser vistos na mostra da estação Santa Cecília.

“Joias do Mar: vidas microscópicas que revelam a história do planeta " é promovida pelo Instituto Oceanográfico da USP e faz parte da Linha da Cultura do Metrô. Para conhecer nossa programação completa, acesse o nosso site:http://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx