Skip to main content

17/11/2017 – Metrô terá operação diferenciada no domingo e na segunda-feira, feriado do Dia da Consciência Negra

Neste domingo (19), as linhas 4-Amarela e 15-Prata do Metrô terão mudanças no esquema habitual de operação em função de obras de expansão e de testes programados. Na Linha 4-Amarela (Butantã – Luz), que é operada pela concessionária Via Quatro, todas as estações permanecerão fechadas a partir do meio dia e só serão reabertas as 4h40 de segunda-feira. A interdição acontece para dar prosseguimento às obras de expansão das futuras estações Higienópolis-Mackenzie e Oscar Freire. Para atender os passageiros que habitualmente embarcam nas estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho serão disponibilizados ônibus gratuitos do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão por todo o trecho interrompido e farão integração com o Metrô na estação Clínicas, da Linha 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena). Já os usuários que fazem transferência para a Linha 4-Amarela nas estações República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul), deverão seguir viagem até a estação Clínicas pela Linha 2-Verde para acessarem o local de onde partirão os ônibus do Paese, na avenida Dr. Arnaldo, 450 (lado oposto ao cemitério).

Vale destacar que os usuários provenientes da estação Pinheiros da CPTM, após utilizarem os ônibus do Paese, terão acesso gratuito no sistema metroviário na estação Clínicas mediante apresentação de senha que receberam na origem. Já os usuários do Metrô, que tiverem como destino a estação Pinheiros da CPTM, deverão solicitar senha a um funcionário da estação Clínicas, antes de saírem pelas catracas da estação para, posteriormente, se transferirem gratuitamente para a CPTM. Os demais usuários não provenientes da CPTM e os que embarcaram gratuitamente nos ônibus terão embarque tarifado na estação Clínicas do Metrô.

Já na Linha 15-Prata do Monotrilho (Oratório – Vila Prudente) a alteração na operação de domingo ocorre em função de testes programados do novo sistema de controle dos trens. As estações Vila Prudente e Oratório permanecerão fechadas das 4h40 às 16 horas. Nesse período, os usuários também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão no trecho entre as duas estações até o início da operação.

Linha 4-Amarela terá mudanças no feriado do Dia da Consciência Negra

Na segunda-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra, para a continuidade das obras de expansão da Linha 4-Amarela, a circulação dos trens entre as estações Paulista e Fradique Coutinho ocorrerá por uma única via (via singela) durante todo o dia. Com isso, o embarque nas duas estações, tanto para quem segue no sentido Butantã quanto para os que partem com destino à estação Luz, também passará a ser realizado por uma única plataforma.Avisos sonoros irão orientar os usuários sobre o destino de cada trem. No trecho entre as estações Fradique Coutinho e Butantã, bem como entre as estações Paulista e Luz, a circulação das composições ocorrerá normalmente e não haverá mudanças no embarque e desembarque dos usuários.

Antecipação do horário na terça-feira (21)

Para atender os usuários que retornam do feriado prolongado do “Dia da Consciência Negra”, na próxima terça-feira (21), o Metrô antecipará o horário de abertura das estações nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda), integradas aos terminais rodoviários da capital, e na Linha 2- Verde (Vila Prudente-Vila Madalena). Nessas três linhas, as estações serão abertas às 4 horas. A estratégia também será adotada na Linha 4-Amarela (Butantã –Luz), operada pela concessionária ViaQuatro.

Na Linha 15-Prata (Oratório –Vila Prudente), o horário de funcionamento do monotrilho também não terá mudanças na terça-feira e as estações começam a atender os usuários normalmente as 4h40.

Já na Linha 5-Lilás, a abertura das estações, de Capão Redondo a Adolfo Pinheiro, ocorrerá no horário comercial, a partir das 4h40. A operação assistida, que ocorre gratuitamente, de segunda-feira a sábado, no trecho entre as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, terá início às 9 horas e se estenderá, como de hábito, até as 16 horas.

Para informar sobre as alterações programadas, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocará cartazes nas estações das linhas envolvidas e publicará informativos nas redes sociais. Em caso de dúvidas, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que atende diariamente, das 5h00 à meia-noite. Já a Central de Atendimento da Via Quatro (0800 770 7100) atende de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8h às 18 horas.