Skip to main content

17/10/2017 – Fronteira Livre no Metrô de São Paulo

Quem passar pelo Metrô de São Paulo, entre os dias 18 e 31 de outubro, poderá conferir a Exposição Fronteira Livre, da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, que retrata a imigração em São Paulo. As intervenções estarão espalhadas pelas estações Corinthians-Itaquera, Tatuapé, Brás, Sé e República.

A exposição é composta por seis grandes bandeiras com as seguintes frases formuladas pelos próprios imigrantes: Criar coragem para caminhar; Ter força para continuar; Sonhar: ter esperança amanhã; Precisamos conhecer nossos direitos; Deixar o medo de lado; Estamos aqui nos escutem.

A ação conta com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e foi criada exclusivamente para ser exposta no Metrô de São Paulo e na CPTM. O tema foi escolhido pelo Centro de Apoio e Pastoral do Migrante (CAMI) junto a ativistas, arquitetos, assistentes sociais e imigrantes da Bolívia, Peru, Angola, Haiti e Congo, com o objetivo de conscientizar a população a respeito da condição do imigrante, o direito humano de ir e vir, seu deslocamento no território, além do questionamento sobre as barreiras territoriais e culturais.

Para saber mais sobre a programação da "Linha da Cultura" do Metrô, acesse:http://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx.