Neste domingo (8), três linhas de metrô terão operação diferenciada, em função das obras de expansão e testes programados. Na Linha 4-Amarela (Butantã – Luz), que é operada pela Concessionária Via Quatro, as estações República e Luz permanecerão fechadas o dia todo. As interdições acontecem para dar continuidade à execução das obras da futura estação Higienópolis-Mackenzie. No trecho entre as estações Butantã e Paulista, a circulação dos trens ocorrerá normalmente.
A alternativa para os usuários que embarcarem nas estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho com destino às estações República e Luz é desembarcar na estação Paulista e seguir viagem usando a integração com a Linha 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena) para, pelo próprio sistema, seguirem até o destino, já que as estações República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul) do Metrô funcionarão normalmente.
Os passageiros em sentido contrário, com destino à Linha 4-Amarela, que estiverem tanto na estação Luz, na Linha 1-Azul, quanto na Estação República, na Linha 3-Vermelha, devem seguir até a estação Consolação usando as linhas disponíveis para fazer a transferência para a estação Paulista, da Linha 4, e seguir viagem pela Linha Amarela.
Testes programados alteram operação nas linhas 15-Prata e 5-Lilás
Na Linha 15-Prata do monotrilho (Oratório – Vila Prudente), as estações estarão fechadas das 4h40 às 16h para continuidade aos testes programados do novo sistema de controle dos trens. Nesse período, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão no trecho entre elas até o início da operação.
Já na Linha 5-Lilás, também em função de testes programados, todas as estações do trecho entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro permanecerão fechadas das 4h40 às 17h. Nesse período, os passageiros serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE até a reabertura das estações. Vale lembrar que a operação assistida entre as estações Alto da Boa Vista e Brooklin acontece de segunda-feira a sábado, inclusive feriados, das 10h às 15 horas.
Os usuários da Linha 9-Esmeralda, da CPTM, que fazem transferência gratuita para o Metrô na estação Santo Amaro, também serão atendidos pela estratégia. Já as linhas de ônibus da EMTU serão remanejadas das estações Capão Redondo e Campo Limpo para a estação Santo Amaro.