A partir desta quinta-feira, dia 10, os usuários do Metrô terão a oportunidade de observar a cidade de São Paulo por outro ângulo. Trata-se da exposição fotográfica “A Cidade no Buraco da Agulha” que fica em cartaz até o fim do mês na Estação Sé. A mostra celebra o dia mundial da fotografia, em 19 de agosto.
Os registros são resultados de experimentos realizados pelo artista e professor de física Lelo Néspoli. Ao todo serão apresentadas 34 imagens capturadas por câmeras pinhole, ou câmara estenopeica, uma máquina fotográfica artesanal que não utiliza lentes.
Feita à mão pelo próprio fotógrafo, a câmera estenopeica consiste no uso de uma caixa ou lata com uma das extremidades furadas e a aplicação de filme ou papel fotográfico no lado oposto. O movimento da luz e o tempo de exposição determinam a qualidade das imagens.
O formato dessas capturas rendeu à câmera o título de pinhole, palavra em inglês para a expressão “buraco de alfinete”, que por sua vez, influenciou Néspoli na escolha do nome para essa exposição no Metrô.
A coleção valoriza espaços naturais e urbanos da capital paulista. Os cenários variam entre as belas paisagens da natureza, como o pôr-do-sol, além de destacar a arquitetura de prédios antigos e construções modernas da cidade.
Saiba mais sobre a programação durante o mês de agosto da Linha da Cultura em:http://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx.