06/06/2017 – Veleiro com destino ao “fim do mundo” é tema de exposição no Metrô

A partir do dia 10 de junho, a Estação Clínicas da Linha-2 Verde do Metrô receberá a exposição "Desafio Mistralis – Expedição ao fim do mundo", do comandante Felipe Caire. Composta por 12 fotografias registradas pelo capitão a bordo de seu veleiro, a mostra tem como objetivo mostrar os desafios e deslumbramentos de sua viagem rumo ao Cabo Horn, no Chile, também conhecido como "o fim do mundo" para os navegantes.

Ao longo de sete meses, a expedição passou por diversos pontos turísticos antes de chegar ao seu destino final. O veleiro teve como ponto de partida a cidade do Rio de Janeiro, e seguiu rumo ao sul pela costa do Atlântico, passando por lugares como Isla de los Estados (Argentina), toda a Patagônia Argentina, Puerto Williams (Chile), Canal de Beagle e Ilhas Falkland (UK), chegando enfim ao Cabo Horn.

Localizado onde os oceanos Pacífico e Atlântico se encontram, o Cabo Horn é conhecido como um dos locais mais perigosos para navegação do mundo. A tripulação do veleiro-escola do capitão Caire precisou enfrentar diversas situações antes de chegar ao seu destino, tais como temperaturas negativas constantes, ondas que ultrapassam 10 metros de altura e ventos com alcance de até 120 km/h, tornando a situação desafiadora para os velejadores.

A exposição fará parte da Linha do Meio Ambiente e ficará exposta até o dia 30 de junho. Para conhecer a programação completa da Linha da Cultura do Metrô, acessehttp://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx.