A maior pesquisa de mobilidade urbana do Brasil, a Pesquisa Origem e Destino, que é realizada pelo Metrô de São Paulo a cada 10 anos, será tema de palestra no Instituto de Engenharia nesta quinta-feira (18/05), das 9h às 12h.
A nova edição da Pesquisa OD será realizada a partir de agosto para mapear as atividades socioeconômicas e todos os deslocamentos feitos na Região Metropolitana de São Paulo e em seus acessos.
A palestra vai abranger os métodos de realização da pesquisa, que passará a utilizar novas tecnologias como dispositivos digitais para coleta de dados e georreferenciamento de endereços, além de discutir a aplicação de seus resultados, que são largamente usados em planejamento e estudos dos setores de transportes, logística, saúde e educação, entre outros.
A Pesquisa OD está completando 50 anos e vai coletar informações em 32 mil domicílios, 39 municípios, 22 rodovias e 2 aeroportos, alcançando a 100 mil entrevistados.
**Local: ** Auditório do Instituto de Engenharia – Av. Dr. Dante Pazzanese, nº 120 – V. Mariana
**Dia: ** 18/05/2017, das 9 às 12 horas
Inscrições gratuitas pelo e-mail: divtec@ie.org.br
Transmissão ao vivo da palestra pelo site do INSTITUTO DE ENGENHARIA –www.ie.org.br
PROGRAMAÇÃO
9h00 – Recepção, inscrições e café:
Saguão de entrada do Instituto de Engenharia.
9h30 – Abertura do Evento:
Pronunciamento do Presidente do Instituto de Engenharia, da Companhia do Metropolitano – Metrô, da ANTP e da AEAMESP.
9h45 – Alberto Epifani, Diretor de Planejamento e Expansão dos Transportes Metropolitanos:
Conceituação do Planejamento da Mobilidade Urbana, a complexidade e a importância de uma da pesquisa, como elemento estrutural determinante da política de grandes investimentos nas redes metroviária, ferroviária e rodoviária.
10h15 – Luiz Cortez, Gerente de Planejamento, Integração e Viabilidade de Transportes Metropolitanos (GPI):
Descrição metodológica da Pesquisa OD, composta pela pesquisa domiciliar, que abrange 32 mil domicílios e mais de 100 mil entrevistados nos 39 municípios da Região Metropolitana, e pela pesquisa de linha de contorno, que engloba também os deslocamentos de veículos, cuja origem ou destino estão fora da Região Metropolitana. Descrição da utilização de informática e dos avanços tecnológicos.
11h15 – Manifestações do público: perguntas e esclarecimentos.
12h00 – Encerramento