A partir do dia 10, a Estação República, da Linha 3-Vermelha do Metrô, recebe a exposição "Preta de Carvão". A mostra, baseada na obra literária homônima, faz referência ao famoso conto de fadas da Branca de Neve. De autoria de Abrahão Rosenberg e ilustrações da artista plástica, Anete Ring, a história é uma crítica bem humorada que questiona a valorização excessiva de padrões de beleza, além de enaltecer o respeito e a diversidade.
“Preta de Carvão” foi criada por um avô, senhor Abrahão Rosenberg, 86, que dedicou 63 anos à sua clínica odontológica sem nunca deixar de lado sua paixão pela leitura e pela escrita. Decidiu que queria contar histórias diferentes para seus netos. Então, criou uma “Branca de Neve” do avesso: a bela vira feia; os anões se tornam gigantes. A valorização excessiva da beleza e aos padrões estéticos da perfeição em nossa sociedade é questionada ao mesmo tempo em que o respeito à diversidade é enaltecido.
As imagens simples e inventivas convidam a abrir a porta da imaginação em um mundo onde os padrões sociais imperam. A mostra fica em cartaz até o dia 30 de abril.
Para conhecer a programação completa da "Linha da Cultura" do Metrô, acesse:www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx.