O programa Linha da Cultura do Metrô apresenta neste mês de março, uma agenda diversificada de atrações, com exposições fotográficas, ilustrações, intervenções artísticas e a boa música da Banda dos Seguranças do Metrô, o que torna algumas estações, uma boa opção de passeio e visitas, em meio à agitação da cidade.
A partir dodia 10 , a Estação Clínicas, da Linha 2-Verde, recebe a mostra**"Preta de Carvão"** , que tem como referência o famoso conto de fadas da Branca de Neve. De autoria de Abrahão Rosenberg e ilustrações da artista plástica, Anete Ring, a história é uma crítica bem humorada que questiona a valorização excessiva de padrões de beleza, além de enaltecer o respeito e a diversidade.
Na estaçãoSanta Cruz, da Linha 1-Azu l, o Metrô, em parceria com oMuseu Lasar Segall , apresenta a exposição** "Liuba – Esculturas e Relevos"** . São 12 imagens de obras criadas nas décadas de 60 e 70 pela escultora búlgaro-brasileira Liuba Wolf. A artista ficou conhecida como uma das mais importantes escultoras da arte moderna brasileira, com passagem pela Escola das Belas Artes de Genebra, parcerias com o renomado escultor francês Germaine Richier, e ateliês nas cidades de São Paulo e Paris. A mostra ficará em cartaz até o dia 31. O usuário que se interessar pelas imagens pode conferir as esculturas originais no Museu Lasar Segall, localizado na Rua Berta, 111 – Vila Mariana.
Entre os dias10 e 31 , o projeto**"Vão e Vazão"** , do artista multimídia Renato Pera apresenta intervenções urbanas em estações do Metrô. Em São Bento, Linha 1 – Azul, o usuário poderá conferir a instalação denominada "Vão", composta por seis janelas luminosas com tamanhos e formatos reais que foram instaladas em locais de passagem, como corredores e alto das escadas. A exposição pretende gerar situações arquitetônicas inusitadas ou mesmo absurdas, capazes de produzir descontinuidades na experiência de mobilidade na estação. A outra parte do projeto, "Vazão", será exposta na Estação Sumaré da Linha 2-Verde, com 18 objetos pretos espelhados em formato de gotas, distribuídos na rampa de acesso da estação. A ação é motivada pela memória das chuvas, das cheias, das inundações e canalizações de alguns rios como o Tamanduateí, Tietê e Pinheiros. Para trazer uma sensação de realidade para as pessoas que visitarem a exposição, algo obscuro irá escorrer do muro, uma espécie de "suor" na pele da arquitetura.
Para quem gosta de música, aBanda dos Seguranças do Metrô garante muita animação e agito. O grupo, que foi criado com a proposta de levar entretenimento aos usuários através da música, é formado por nove agentes de segurança e tem arrastado multidões de pessoas para os seus shows. A primeira apresentação do ano acontece na estação Corinthians-Itaquera da Linha 3-Vermelha do Metrô, no dia 16 apartir das 18 horas .