Durante o mês de Carnaval, os usuários que passarem na Estação Sé do Metrô poderão acompanhar a mostra "InformaSamba", a partir desta sexta-feira, dia 10.
Composta por vinte painéis, a exposição apresenta informações sobre os bastidores do tradicional desfile de escolas de samba de São Paulo, além dos cliques de Claudio Lira, Haroldo Nogueira, André Stefano, entre outros fotógrafos, que revelam o glamour dos carros alegóricos, a beleza das fantasias e toda a criatividade dos carnavalescos.
Com a curadoria do jornalista, pesquisador e historiador Maurício Coutinho, a exposição tem como destaque personalidades que fizeram história na Avenida do Sambódromo do Anhembi, entre elas Walkiria Ribeiro, que coleciona títulos de Princesa e Rainha do Carnaval Paulistano, além de ser considerada a Rainha de Bateria do Milênio. Também homenageia Thobias da Vai-Vai, um ícone da interpretação de samba-enredo, que completa 35 anos de carreira.
A mostra ressalta ainda a importância de personagens essenciais dos desfiles, desde a Ala das Baianas, que encantam o público pela beleza e dedicação, aos experientes da Velha Guarda que marcaram época com sua luta pelo reconhecimento da cultura carnavalesca. A Embaixada do Samba – um seleto grupo formado por sambistas que se tornaram referência do Carnaval de São Paulo – também é homenageada.
Além de revelar os detalhes do que se passa no sambódromo, a exposição também retrata a importância de parcerias e projetos sociais de agremiações da cidade. Uma dessas iniciativas é a "Ala Loucos pela X", que desenvolve trabalhos culturais com pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A programação completa da Linha da Cultura do Metrô está disponível emhttp://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx.