Nesta quinta-feira, a partir das 17h, o mezanino da Estação República, na Linha 3-Vermelha, será palco da apresentação especial de treze blocos de rua de São Paulo.Os grupos levam aos usuários do Metrô um repertório tradicional com marchinhas e sambas-enredos. Entre os nomes de destaque, figuram o "Classe A" – fundado pelo time de mesmo nome no bairro da Barra Funda – e o "Banda Redonda", que desfila nas ruas do centro da capital paulista desde 1974. Outros blocos farão parte da folia como o "Candinho e As Mulatas", do bairro do Bixiga, e "O Faísca", do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, que anima o público com o tema "Choque Neles", marchinha que retrata de forma humorada os direitos trabalhistas conquistados ao longo da história.
O evento faz parte da "II Mostra de Bandas Pioneiras do Carnaval de Rua de São Paulo", que fica em cartaz na mesma estação até o fim de fevereiro. A exposição conta com 16 painéis informativos sobre a trajetória de blocos e bandas pioneiras da folia de rua paulistana. É um registro da força, cultura e alegria do movimento dos blocos carnavalescos desde os idos anos de 1950.
Organizado pela Associação das Bandas Carnavalescas de São Paulo (ABASP), o evento busca resgatar a importância do carnaval de rua, além de preservar características típicas de bandas de folia através de marchas, sambas e frevos.
A programação completa da "Linha da Cultura" do Metrô pode ser acessada emhttp://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx.