Neste período final das férias escolares, o Metrô é uma opção de transporte rápida e barata para os paulistanos e turistas conhecerem várias das principais atrações artístico-culturais e de lazer dacapital paulista.
Abaixo, um roteiro para curtir parques, museus e centros culturais próximos às estações do Metrô.
MUSEU DE ARTE SACRA
Um dos marcos arquitetônicos da cidade, a construção de taipa de pilão e pau a pique no Mosteiro da Luzpreserva um dos mais significativos acervos do patrimônio sacro brasileiro.São aproximadamente 18 mil peças que resgatam a memória colonial do país, incluindo obras de artistas exponenciais como Aleijadinho, Mestre Valentim e Benedito Calixto.Além da coleção fixa, o museu faz exposições temporárias em uma sala especial da estação Tiradentesdo Metrô.
O museu recebe até o dia 27 a exposição “Portal da Misericórdia: o sacro revisitado”. Através de obras sacras e laicas, os visitantes podem perceber o diálogo entre o humano e o divino. A partir do dia 25, é a vez da Sala do museu na estação Tiradentes apresentar a mostra “Filhos de Deus”, do fotógrafo Daniel Taveira.
Estação Tiradentes (Linha 1 – Azul)
Horários: de terça a domingo, das 9h às 17h.
Avenida Tiradentes, 676 – Luz.
Site:www.museuartesacra.org.br| Telefone: (11) 3326-3336.
PINACOTECA DO ESTADO
O museu de arte mais antigo da cidade recebe cerca de 500 mil visitantes anualmente, que podem acompanhar as onze mil obras de seu acervo, exposições temporárias e projetos contemporâneos. Situada em frente à famosa estação da Luz, e ao lado do Parque da Luz, a Pinacoteca é uma das grandes referências do cenário artístico do país.
Em cartaz no primeiro andar do museu até 2019, a Coleção Roger Wright apresenta a mostra “Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo”, um recorte de 80 obras das décadas de 1960 e 1970.
Estação Luz (Linha 1 – Azul)
Horários: de quarta a segunda-feira das 10h às 17h30.
Praça da Luz, 2 – Luz.
Site:www.pinacoteca.org.br| Telefone: (11) 3324-1000.
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO (CCSP)
Um dos principais espaços de cultura e convívio da cidade, o CCSP oferecediversas atrações artísticas como peças de teatro, cinema, dança e apresentações musicais. O complexo, localizado entre as estações Vergueiro e Paraíso, também conta com biblioteca, discoteca, gibiteca e espaço infantil.
Em parceria com a Associação Cultural Catalonia e Casa América Catalunya, o Centro Cultural recebe a exposição “Pere Casaldàliga, profissão: Esperança”,do fotógrafo Joan Guerrero, que apresenta imagens de textos extraídos de poemas, cartas, crônicas e textos pastorais de Dom Pedro Casaldàliga, até 30 de abril, no Piso Flávio de Carvalho.
Estação Vergueiro (Linha 1 – Azul)
Horários: de terça a sexta-feira, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados (exceto Carnaval e Páscoa), das 10h às 18h.
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso.
Site:www.centrocultural.sp.gov.br| Telefone: (11) 3397-4002.
ZOOLÓGICO
Fundado em 1958 em uma área preservada da Mata Atlântica, o zoológico fica em meio às nascentes do histórico Riacho do Ipiranga, abrigando três mil animais de diversas espécies, além de desenvolver ações de conscientização ambiental. Desde sua abertura, já recebeu mais de58 milhões de visitantes.
Em sua temporada de verão, o Zoo comemora a chegada de novos moradores: são os filhotes de arara-da-bolívia, espécie que corre o risco de entrar em extinção. Além do percurso comum pelo parque, o público pode visitar o ZooSafari e o Mundo dos Dinossauros.
Estação Jabaquara (Linha 1 – Azul)
Ponte ORCA – 8h30 às 17h (Bilheteria no Terminal Jabaquara: Até as 15h)
Horários: de segunda-feira a domingo, das 09h às 17h. Bilheteria: Até as 16h30.
Avenida Miguel Estefano, 4241 – Água Funda.
Site:www.zoologico.com.br| Telefone: (11) 5073-0811.
MASP
No interior de seus 11 mil metros quadrados, distribuídos em cinco pavimentos, fica o mais valioso e importante acervo artístico da América Latina. Pintores como Rafael, Goya, El Greco, Van Gogh e Anita Malfatti são apenas cinco dos nomes da história da arte que fazem parte da coleçãodo Museu de Arte de São Paulo.
Até o mês de abril, o museu apresenta 74 pinturas do paulistano Agostinho Batista de Freitas, artistaque começou a carreira vendendo suas obras na Praça dos Correios. A coleção aborda a relação do autor com o cotidiano da cidade.
Estação Trianon-Masp (Linha 2 – Verde)
Horários: de terça-feira a domingo: 10h às 18h (bilheteria aberta até 17h30); quinta-feira: 10h às 20h (bilheteria até 19h30).
Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista.
Site:www.masp.art.br| Telefone: (11) 4009-3000.
PARQUE TRIANON
A imponência dos prédios na Avenida Paulista é substituída aqui pela densa flora remanescente da Mata Atlântica no parque criado pelo paisagista francês Paul Villon em parceria com o inglês Barry Parker, em 1892. Ao todo, são 48,6 mil m² de vegetação tropical em meio a paisagem urbana.
Entre os destaques, os visitantes podem caminhar pela Trilha do fauno (caminho com 11 estações e 600 metros que liga a Avenida Paulista com a Alameda Santos) na qual é possível avistar ainda duas belas esculturas: “Fauno”,de Victor Brecheret,e “Aretusa’, de Francisco Leopoldo Silva.
Estação Trianon-Masp (Linha 2 – Verde)
Horários: todos os dias, das 6h às 18h.
Endereço: Rua Peixoto Gomide, 949 – Bela Vista.
Site:www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_centrooeste/index.php?p=5773| Telefone: (11) 3289-2160
MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA
Idealizado pelo antropólogoDarcy Ribeiro e projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a fundação promove a integração entre os povos latino-americanosatravés de sua diversidade cultural. Localizado na zona oeste de São Paulo, o complexo é conhecido por instalações como o Auditório Simón Bolívar, a Biblioteca Latino-Americana e a famosa escultura Mão, de Niemeyer.
A Biblioteca recebe até o dia 26 de fevereiroa exposição fotográfica "Brasil – Israel, Olhares sobre Povos e Costumes", uma parceria do Memorial com o Consulado Geral de Israel em São Paulo. O público pode apreciar retratos culturais dos dois países pelo olhar de Tomer Ifrah.
Estação Palmeiras – Barra Funda (Linha 3 – Vermelha)
Horários: de terça a domingo, das 9h às 18h.
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda.
Site:www.memorial.org.br| Telefone: (11) 3823-4601.
THEATRO MUNICIPAL
Símbolo de aspirações artísticas do início do século 20, o imponente cartão-postal da cidade é resultado da arquitetura de Ramos de Azevedo, que mescla traços renascentistas e barrocos. Ao longo dos mais de cem anos de história, já passaram pelo luxuoso palco do teatro astros da ópera e da música clássica, como Mario Del Monaco, Maria Callas,Anna Pavlova e Villa-Lobos.
Além da programação de espetáculos ao longo do ano, o teatro apresenta visitas guiadas para o público.Asinscrições são feitas no local, a partir das 10h, por ordem de chegadados interessados, para todos os horários.
Estação Anhangabaú (Linha 3 – Vermelha)
Horários para visita guiada: de terça a sexta-feira às 11h, 15h e 17h. Sábado e feriados às 11h, 12h, 14h e 15h.
Praça Ramos, s/n° – Centro.
Site:www.theatromunicipal.org.br| Telefone: (11) 3053-2090.