Os usuários da estação Palmeiras-Barra Funda, da Linha 3 – Vermelha do Metrô, terão uma surpresa nesta quinta-feira, dia 15. A partir das 19 horas, Papai Noel vai distribuir 250 livros no mezanino da estação. A ação especial faz parte do projeto Leitura no Vagão, em parceria com o Metrô de São Paulo.
O personagem é o metroviário Márcio Moura Lomelino, que há 8 anos se caracteriza de Papai Noel para distribuir alegria em diversas entidades que cuidam de crianças carentes.
Sobre o projeto
O projeto Leitura no Vagão foi criado em 2014 pelo programador de software Fernando Tremonti. Ele percebeu que, entre uma viagem e outra, os passageiros passam muito tempo usando o celular. Pensando nisso, ele encontrou uma maneira diferente de fazer com que as pessoas deixem de lado seus smartphones para se ocuparem com os livros.
Para dar início ao projeto, ele procurou o Metrô, que imediatamente autorizou e incentivou a iniciativa. Fernando e sua equipe de voluntários deixam os livros nos bancos dos trens para os passageiros. A pessoa interessada leva o exemplar gratuitamente para casa e quando terminar a leitura devolve no trem para que outra pessoa também possa usufruir.
Desde a criação do projeto, foram entregues aproximadamente 15 mil livros para os usuários do Metrô.