Na próxima quarta-feira (16), dia de retorno do feriado prolongado de Proclamação da República, a abertura das estações metroviárias das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, será antecipada para as 4h da madrugada, 40 minutos mais cedo do que o habitual. A medida tem por objetivo atender os usuários que desembarcam na capital pelos terminais rodoviários Tietê e Jabaquara (integrados à Linha 1-Azul) e Palmeiras-Barra Funda (integrado à Linha 3-Vermelha). A Linha 15-Prata terá horário diferenciado de operação no domingo (13) e terça-feira (15), para testes no sistema. Na Linha 5-Lilás a abertura das estações ocorrerá em horário regular, às 4h40, durante todos os dias.
Na terça-feira (15), feriado, o horário de funcionamento das linhas será normal, das 4h40 à meia-noite. A frota de trens em circulação, em razão da menor demanda, será semelhante a utilizada num domingo típico. Como nos demais feriados, quem pretende pedalar pela cidade encontrará no Metrô uma ótima opção para transportar as bicicletas durante todo o dia.
Já na segunda-feira (14), não haverá mudanças nos horários de aberturas de estações ou na oferta de viagens programas por todas as linhas, funcionando habitualmente.Para mais informações sobre a operação da rede metroviária, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (tel. 0800 770 7722), que funciona todos os dias, das 5h30 às 23h30. Já a Central de Atendimento da ViaQuatro atende pelo tel. 0800 770 7100 de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8h às 18 horas.
Linha 15-Prata
No domingo (13) e terça-feira (15) a Linha 15-Prata de monotrilho do Metrô terá operação em horário diferenciado. Em função da realização de testes no sistema de controle dos trens, as estações Vila Prudente e Oratório permanecerão fechadas ao público até às 16h. Após esse horário, as estações serão abertas e permanecerão assim até meia-noite.
Ciclistas e bikes no Metrô
Na terça-feira (15), no dia do feriado, conforme o regulamento de transporte de bikes no sistema metroviário, os ciclistas podem transportar as bicicletas durante todo o dia.
Vale lembrar que são permitidas até quatro bikes por trem, sempre embarcadas no último vagão. Não é permitido o transportes das bicicletas ao descer pelas escadas rolantes ou ao fazer uso dos elevadores.