05/10/2016 – Vitrine São Bento e Estação República do Metrô recebem Antonio Peticov

Fãs de arte contemporânea poderão apreciar na Vitrine da Estação São Bento do Metrô (localizada na plataforma da Linha 1-Azul, sentido Jabaquara) esculturas do artista plástico Antonio Peticov, a partir de 10 de outubro.

Peças como "The Ladder" e "Metropolis" trazem em suas formas a liberdade e a originalidade de Peticov, destacando os efeitos luminosos e as cores vivas. São oito esculturas que ficam na mostra, além deposters sobre a obra e a vida deste consagrado realizador artístico.

Na estação República, da Linha 3-Vermelha, também haveráposters em homenagem aos 70 anos do artista.

Além dosposters e da Vitrine, os usuários do Metrô também podem apreciar diariamente a instalação permanente de Peticov na estação República localizada no mezanino, na passagem sob a avenida Ipiranga.

A obra "Momento Antropofágico com Oswald de Andrade" foi realizada com o uso de cimento, aço e ladrilhos cerâmicos e é inspirada em três livros do escritor modernista: "O Perfeito Cozinheiro das Almas desse Mundo", "Manifesto Antropofágico" e "O Homem do Povo". Com 3m x 16,5m, ela foi doada e faz parte do acervo artístico do Metrô desde 1990.

Há mais três obras de Peticov no Metrô, situadas na estação Santo Amaro, da Linha 5-Lilás. São elas: "Mitocondria", "A paisagem" e "A conexão".

Antonio Peticov é pintor, desenhista e escultor e já teve suas obras expostas em eventos como a Bienal de São Paulo e em instituições como o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM).

Para conhecer o acervo artístico do Metrô e a programação completa da "Linha da Cultura", acessehttp://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx

Vitrine da estação São Bento do Metrô

Local: Estação São Bento, plataforma sentido Jabaquara, Linha 1-Azul

Data: 10 de outubro