Neste mês de outubro, a “Linha da Cultura” do Metrô traz duas exposições fotográficas com imagens de mulheres que lutaram ou ainda enfrentam uma batalha contra o câncer de mama, o segundo mais comum no Brasil. As exposições estão relacionadas ao movimento mundial “Outubro Rosa”, que tem por objetivo conscientizar a população a respeito da doença.
A partir de 1º de outubro, naestação Sé ,“20 mulheres… 20 Fotógrafos e 1 causa” alerta para a importância de se prevenir o câncer de mama. A mostra, que funciona também como uma forma de estímulo para as pessoas que estão em tratamento, é composta por fotografias de mulheres diferentes. Cada uma das imagens foi captada pelo olhar de um profissional responsável por retratar a belezae a força exigida durante e após esta doença que é responsável por 25% dos casos de câncer no país, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Repleta de histórias de superação, as fotografias da mostraMulheres no Espelho , naestação Clínicas , tem a intenção de quebrar tabus. Destacando a importância das relações afetivas e do acolhimento em um momento delicado, as imagens retratam a capacidade das mulheres de recomeçarem suas vidas sob uma nova perspectiva.
Segundo o INCA, mais de 57 mil mulheres no Brasil serão diagnosticadas com câncer de mama neste ano. A doença não tem uma causa única e está relacionada a diversos fatores, como idade e hereditariedade.
Para conhecer a programação completa da “Linha da Cultura” do Metrô acessehttp://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx