Olímpiadas no Brasil, Festival de Teatro, apresentação de Ópera e Oficina de Artes serão algumas das atrações nas estações do Metrô, a partir do dia 8 deste mês, na programação da Linha da Cultura.A partir do dia 10, enquanto a tocha olímpica passa por diferentes cidades do Brasil, quem desembarcar naEstação Sé terá a oportunidade de conhecer um pouco sobre "A Primeira Olimpíada Moderna" , realizada em 1896, na cidade de Atenas. Os raros registros do grego Iannis Lampakis revelam parte da história da humanidade e dos jogos, que na época reuniram mais de 285 atletas de 13 países. As fotografias também foram expostas em Londres, durante os jogos de 2012.
Na estaçãoSanta Cecília , no dia 8, oFestival de Cenas Curtas de Teatro tenta responder a uma das perguntas mais antigas do universo: "Qual a coisa mais importante do mundo?". Ambientada no ano de 1750, a esquete de 15 minutos dá ao público a oportunidade de participar do embate de ideias entre dois amigos que tentam convencer um ao outro sobre a importância do amor e da amizade, mostrando como o questionamento, ao contrário de suas cartolas, nunca sai de moda.
Já no dia 23, ainda emSanta Cecília , os usuários terão oportunidade de montar um arranjo floral naOficina de Ikebana , às 12h. Além das flores, os arranjos da arte milenar japonesa são compostos por folhas, galhos, frutos e plantas secas, utilizados normalmente como oferta religiosa.
"A arte, a vida e o futuro" exibe, a partir do dia 10, naEstação Trianon-Masp , uma visão futurista da sociedade. As 12 telas com obras de Ivaan Hansen, artista plástico autodidata e filósofo por formação, tem sido consideradas visionárias por curadores de todo mundo devido a seu trabalho artístico inusitado e sua imaginação fértil.
Papagaios, maritacas e tucanos ocuparão parte daEstação Clínicas , a partir do dia 10. As 20 fotografias da exposição "Aves da Mata Atlântica" , de J. Andrade, além de trazerem ao público a beleza natural, tem o objetivo de sensibilizar as pessoas a respeito da preservação e conservação da biodiversidade da Mata Atlântica.
No dia 21, ao meio-dia, aEstação Marechal Deodoro dá espaço para a música erudita com os**"10 minutos de Ópera"** . O repertório fica a cargo de variados trechos da obra "Albert Herring", do britânico Benjamin Britten. As composições serão interpretadas pelos solistas da Academia de Ópera do Theatro São Pedro. Nesta mesma estação, a Vitrine de Figurinos de Óperas exibe o traje de Gregory Reinhart na peça**"Dom Quixote"** , de Jules Massenet, inspirada no grande clássico espanhol de Cervantes. O espetáculo esteve em cartaz no Theatro São Pedro e no Theatro Municipal do Rio de Janeiro entre março e abril deste ano.
Acesse a programação completa da "Linha da Cultura" no linkhttp://www.metro.sp.gov.br/cultura/linhacultura/programacao.aspx e saiba mais sobre as iniciativas culturais do Metrô.