Lançado em 26 de janeiro de 2011, o "Disk-Denúncia" do Metrô completa cinco anos e já recebeu neste período 287 mil mensagens. Só em 2015, foram 51.344 SMS, comprovando a eficácia do serviço.
O principal objetivo do programa de denúncia por mensagem de celular é facilitar a comunicação do usuário com o Centro de Controle de Segurança do Metrô, estimulando a colaboração no combate ao comércio irregular, a comportamentos inconvenientes, ao vandalismo e outros delitos que possam acontecer nos trens e estações. O "SMS-Denúncia" funciona 24 horas por dia e garante anonimato aos denunciantes.
Ao longo de 2015, os assuntos mais denunciados pelos usuários do Metrô foram comércio ambulante, presença de pedintes, comportamento inadequado e volume alto de aparelhos sonoros. Nos últimos anos, diminuíram as mensagens sobre o volume de aparelhos sonoros após campanhas educativas realizadas pelo Metrô.
Como fazer a denúncia
Atualmente, o serviço recebe, em média, 141 mensagens por dia. Para enviar sua denúncia, o usuário deve colocar na mensagem de texto o número do9-7333-2252 no campo do destinatário. Na sequência, quando escrever a denúncia, os usuários devem informar os seguintes dados: características do infrator, a linha em que se encontra, o número do carro (vagão) do Metrô, em qual sentido está o trem e a próxima estação.
Instantes após o envio, essa mensagem chega ao Centro de Controle da Segurança (CCS), onde é registrada, protocolada e avaliada com base nas informações recebidas. As ocorrências de segurança pública têm um tempo médio de atendimento de sete minutos, entre o recebimento do SMS e a chegada dos agentes de segurança até o local indicado.
O acionamento das equipes de segurança pode ocorrer de duas formas. Em ocorrências nos acessos, mezaninos e plataformas da estação, a dupla de segurança mais próxima é acionada via rádio. Em situações no interior do trem, o número do carro informado na mensagem é inserido em um sistema informatizado, que identifica a posição da composição, a via e a estação em que se encontra. Com esses dados, a dupla de segurança mais próxima do local é acionada, também via rádio, para realizar o atendimento da ocorrência.
Em ocorrências de outra natureza, no trem ou na estação, como limpeza ou falha de equipamento, por exemplo, a informação é repassada ao Centro de Controle Operacional (CCO), que adota as providências necessárias.
A Companhia do Metrô conta com mais de 1.100 agentes de segurança, que atuam uniformizados ou à paisana, e mais de 3 mil câmeras distribuídas ao longo de suas linhas, nos trens e nas estações. O Metrô também mantém estreita parceria com os órgãos de Segurança Pública do Estado (Polícias Civil e Militar).