Diante da decisão do Tribunal Regional do Trabalho, o Metrô de SP reafirma sua posição de assegurar o emprego dos trabalhadores que retornarem às suas funções. A greve foi julgada abusiva e, portanto, deve ser definitivamente encerrada. Como tem feito nos últimos dias, o Metrô de SP não poupará esforços para assegurar o direito de ir e vir dos seus 4,6 milhões de passageiros.
Nesta segunda-feira, o Metrô iniciou a operação às 4h51 com a abertura da Linha 5 Lilás. Às 5:31 a linha 3 vermelha começou a operar entre as estações Bresser e Santa Cecília. Na sequência foi iniciada a operação da Linha 1 azul, a partir das 6:20, entre as estações Paraíso e Luz. Às 7:46 a linha 2 verde iniciou a operação entre as estações Ana rosa e clínicas.
Ao longo do dia, com o retorno ao trabalho dos empregados que haviam aderido ao movimento do sindicato, o Metrô ampliou consideravelmente sua operação. No período da tarde, mais de 50% dos 1044 empregados escalados retomaram a seus postos retomando a operação de 50 das 65 estações do sistema.
Linha 1 azul – operação parcial entre Jabaquara e Luz
Linha 2 verde – operação integral entre Vila Prudente e Vila Madalena
Linha 3 vermelha – operação parcial entre Penha e Marechal Deodoro
Linha 4 amarela – operação integral Butantã e Luz (operada pela iniciativa privada)
Linha 5 lilás – operação integral entre Capão Redondo e Largo Treze