Os usuários da estação da Luz podem conferir reproduções, em alta qualidade, de 17 obras emblemáticas da pintura brasileira, dando continuidade à parceria entre Metrô, CPTM e a Pinacoteca de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura.
O objetivo da exposição, além de divulgar a arte brasileira, estimulando a visita à Pinacoteca e ao segundo edifício do museu, é aproximar 330 mil pessoas que circulam diariamente pela estação à cultura.
Na área da Estação Luz do Metrô, serão apresentadas três reproduções de obras que estão em cartaz na mostraArte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo , na Pinacoteca Luz, cujo objetivo é oferecer ao público uma leitura da formação da visualidade artística e da constituição de um sistema de arte no Brasil do período colonial até meados dos anos 1930, centrada nas obras que compõem o acervo do museu. Entre as reproduções exibidas estãoAlmeida Júnior, (O violeiro , 1899 – foto);Paul Michel Dupuy, (Praia de Biarritz, de 1913);Cícero Dias, (Mamoeiro ouDançarino , de 1946) eAnita Malfatti , (Tropical , 1916).
Já na área de trânsito da CPTM na Estação da Luz, o corredor de acesso à Pinacoteca ganhará dez reproduções que integram a mostra recém-inauguradaArte no Brasil: uma história do Modernismo, em cartaz na Estação Pinacoteca, que reúne trabalhos realizados entre os anos 1920 e 1950 e dá continuidade à mostra de longa duração do museu, apresentada no segundo andar da Pinacoteca, propondo assim, uma leitura sobre as inovações formais do modernismo**.** Entre as obras selecionadas estão pinturas deTarsila do Amaral , (Carnaval em Madureira , de 1924,Distância , 1928,Antropofagia , 1929 eSão Paulo , 1924);Lasar Segall , (Bananal , de 1927);Almeida Júnior, (Leitura , de 1892;Cena de família de Adolfo Augusto Pinto , 1891) eCandido Portinari, (Mestiço , de 1934).
"Esperamos que, com as reproduções, o público possa se sentir estimulado a visitar o Museu, pois nada substitui a experiência de estar frente a frente com uma obra prima da arte brasileira." Afirma Paulo Vicelli, diretor de Relações institucionais da Pinacoteca.
A exposição ficará em cartaz até o final de junho de 2014, todos os dias, durante o horário de funcionamento das estações.
Linha da Cultura
A Linha da Cultura é um projeto do Metrô de São Paulo que oferece aos milhões de passageiros várias obras de arte em forma de telas, quadros, fotografias, desenhos e esculturas. Em média, são 20 obras expostas por cerca de um mês em diversas estações da rede. A programação completa pode ser vista no site do Metrô (www.metro.sp.gov.br).