Skip to main content

25/03/2014 – Esquadrão da Limpeza: mil pessoas realizam a conservação de 538.783,52 m2 de áreas do Metrô

Os serviços de limpeza do Metrô de São Paulo estão entre os itens mais bem avaliados pelos passageiros. A pesquisa "Avaliação do serviço segundo o usuário", realizada em 2013, mostra que mais de 83% dos usuários consideram a limpeza das estações e trens boa ou muito boa.

Para conservar suas instalações, o Metrô conta com um contingente de 994 pessoas: são 270 funcionários na Linha 1-Azul, 139 na Linha 2-Verde, 488 na Linha 3-Vermelha e 97 na Linha 5-Lilás. O "esquadrão da limpeza", como pode ser chamada a equipe, é responsável por deixar tudo brilhando em uma área de 538.783,52 m2de instalações, o equivalente a mais de 5 vezes a área construída do estádio do Morumbi (102.904 m2).

Os serviços são realizados durante todos os dias da semana, de segunda-feira a domingo. As atividades contemplam mais de 80 itens. Dentre alguns deles estão: piso de granito, escadas fixas e rolantes, placas, painéis de comunicação visual, salas operacionais e saídas de ventilação e de emergência.

Para atender a essa demanda, os serviços seguem uma programação (rodízio dos itens que precisam ser limpos). Durante o dia, é realizada a limpeza de conservação, quando são utilizados equipamentos leves como vassouras, rodos, panos, flanelas e baldes. À noite, acontece a limpeza mais profunda, após as 24 horas. Com a operação comercial encerrada é possível fazer as lavagens do piso e utilizar enceradeiras, máquinas de alta pressão e aspiradores de pó. Todos os equipamentos e produtos seguem regulamentos definidos pelo Metrô.

Sem pó nas obras de Arte

O Metrô conta também com programação especial de limpeza em suas obras de arte. O Projeto "Arte no Metrô" abriga atualmente quase 100 peças em seu acervo. São trabalhos como esculturas, painéis, instalações e pinturas, produzidos pelos mais renomados artistas plásticos como Cláudio Tozzi, Lygia Reinach, Antonio Peticov, Renina Katz, Alfredo Cherschiatti, Maria Bonomi, Mario Gruber Correia, Emanoel Araújo e outros.

As limpezas periódicas podem variar de peça para peça: algumas recebem cuidado diário; outras são limpas semestralmente. O procedimento segue as recomendações dos artistas, mas, geralmente, são utilizados materiais como escova macia de pelo ou fibra natural, flanela, detergente neutro ou água pura.