A Banda dos Seguranças do Metrô fará a abertura do show de encerramento da 4ª Virada Inclusiva, a partir das 19h desta terça-feira (3), na Praça Cívica do Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda/SP). Na sequência, será a vez a banda Fresno subir ao palco.
Com repertório bastante eclético, que vai do samba ao rock, passando pelo pop, rock e MPB, a Banda dos Seguranças dividirá o palco com a colega Iara Campregher Pasqualini, que tem deficiência visual e muito talento para cantar.
O grupo é formado pelos agentes de segurança Cipriano (teclado), Marcos José (guitarra), Henrique Nunes (baixo elétrico), Fabio Ferreira (bateria), Costa Lima (vocal), Lucivaldo Araújo (trombone), Geverton (saxofone), Wagner Junior (cavaquinho/ violão) e Adolfo Ramos (percussão).
O encerramento da 4ª Virada Inclusiva também celebra o "Dia Internacional das Pessoas com Deficiência". O Metrô é considerado referência no transporte público com relação aos recursos de acessibilidade oferecidos. Atualmente, todas as estações e trens do Metrô são acessíveis às pessoas com deficiência.
Os funcionários também são treinados para um atendimento diferenciado a pessoas com deficiência visual e cadeirantes, procurando à segurança desse público durante a circulação e o uso dos equipamentos. Entre os principais recursos, todas as estações contam elevadores e piso tátil de alerta entre o acesso e o local de embarque nas plataformas, facilitando o embarque e o desembarque com autonomia e de modo seguro.