Vans farão o transporte dos ciclistas, enquanto o Metrô implanta rota alternativa com 8 km na margem oposta do rio
A partir desta segunda-feira (11/11), o Metrô disponibilizará vans, equipadas com carretas dotadas de paraciclo, para o transporte dos ciclistas em razão do início da interdição de um trecho de 4 km da ciclovia Rio Pinheiros, entre as estações Vila Olímpia e Granja Julieta para a continuidade das obras da Linha 17-Ouro. Essa operação, que atende às normas de segurança da obra, ocorrerá por cerca de três meses, prazo estipulado para a implantação de um desvio da atual ciclovia, cujo trecho será interditado por 24 meses.
Como não há como conciliar as obras com a passagem de ciclistas pelo local por questões de segurança, o Metrô fará um desvio da atual ciclovia nas pontes João Dias e Cidade Jardim, utilizando uma pista na área da EMAE na outra margem do rio. Essa ciclovia alternativa terá 5 m de largura e se estenderá por cerca de 8 km. Totalmente pavimentada e sinalizada, a rota usará o traçado da pista de servidão da EMAE e do projeto Pomar. O trecho será compartilhado com a passagem de carros de serviço.
Novos acessos
Na Ponte João Dias, o Metrô irá fazer um acesso exclusivo para os ciclistas, por meio de escada e canaleta para as bicicletas, da ciclovia, na margem CPTM, e uma rampa do outro lado do rio, que acessará a pista a ser pavimentada. Um trecho de cerca de 80 metros da ponte sobre o rio receberá alambrados nas laterais para propiciar total segurança aos ciclistas.
Na outra extremidade do desvio, na ponte Cidade Jardim, também serão colocados acessos, com escadas e canaletas. Vale lembrar que haverá controladores nos acessos, que funcionarão no mesmo horário da ciclovia da CPTM, das 5h00 às 19h30 (horário de verão). Os ciclistas que passam pela região estão recebendo folhetos informativos e orientativos, com o mapa das alternativas.
A alternativa para os ciclistas será implementada depois de ter sido apresentada para um grupo de cicloativistas e para o Ministério Público Estadual na última semana. Ambos aprovaram a solução elaborada pelo Metrô, com base em sugestões dos próprios cicloativistas, atendendo assim às necessidades dos ciclistas e do Metrô, que poderá dar continuidade à obra, que beneficiará mais de 400 mil pessoas quando concluída. Entre os cicloativistas que participaram das reuniões, estiveram representantes da ONG O Bicicreteiro, Instituto CicloBR e Ciclocidade, bem como dos blogs "Bike é Legal’ (ESPN) e "Vá de Bike".
Mais transporte para zona sul
Com 17,7 km de extensão e 18 estações, a Linha 17-Ouro fará conexão com as linhas 1-Azul (Estação Jabaquara), 4-Amarela (Estação São Paulo-Morumbi), 5-Lilás (Estação Campo Belo) e com a Linha 9-Esmeralda, da CPTM (Estação Morumbi). As obras se concentram na sua primeira fase, entre a Estação Morumbi da CPTM e o Aeroporto de Congonhas, em 7,7 km de extensão, com previsão de início de operação no final de 2014.