Ciclistas poderão utilizar rota alternativa com 8 km na margem oposta do rio
A partir da próxima segunda-feira (11/11), o Metrô adotará plano para o transporte dos ciclistas em razão da interdição de um trecho de 4 km da ciclovia Rio Pinheiros, entre as estações Vila Olímpia e Granja Julieta. A interdição, no período de 24 meses, é necessária para a continuidade das obras da Linha 17-Ouro.
Como não há como conciliar as obras com a passagem de ciclistas pelo local, o Metrô fará um desvio da atual ciclovia na ponte João Dias, utilizando uma pista na área da EMAE na outra margem do rio. Essa ciclovia alternativa terá 5 m de largura e se estenderá por cerca de 8 km até a ponte Cidade Jardim, onde poderá ser feita a travessia novamente. Totalmente pavimentada e sinalizada, a rota usará o traçado exato da pista de servidão da EMAE e do projeto Pomar. O trecho será compartilhado com a passagem de carros de serviço.
O Metrô estimou o prazo para execução desse desvio em três meses. Considerando que o trecho da interdição precisará receber reforço no pavimento para o maquinário pesado, a Companhia colocará 4 vans, equipadas com gôndolas com paraciclos, para fazer a travessia deste trecho pela ciclovia durante a implantação do desvio. Essa operação atende às normas de segurança da obra.
Novos acessos
Na Ponte João Dias, o Metrô irá fazer um acesso exclusivo para os ciclistas, por meio de escada e canaleta para as bicicletas, da ciclovia, na margem CPTM, e uma rampa do outro lado do rio, que acessará a pista a ser pavimentada. Um trecho de cerca de 80 metros da ponte sobre o rio receberá alambrados nas laterais para propiciar total segurança aos ciclistas.
Na outra extremidade do desvio, na ponte Cidade Jardim, também serão colocados acessos, com escadas e canaletas. Vale lembrar que haverá controladores nos acessos, que funcionarão no mesmo horário da ciclovia da CPTM, das 5h00 às 19h30 (horário de verão). Os ciclistas que passam pela região estão recebendo folhetos informativos e orientativos, com o mapa das alternativas.
A alternativa para os ciclistas será implementada depois de ter sido apresentada para um grupo de cicloativistas e para o Ministério Público Estadual na última semana. Ambos aprovaram a solução elaborada pelo Metrô, com base em sugestões dos próprios cicloativistas, atendendo assim às necessidades dos ciclistas e do Metrô, que poderá dar continuidade à obra, que beneficiará mais de 400 mil pessoas quando concluída. Entre os cicloativistas que participaram das reuniões, estiveram representantes da ONG O Bicicreteiro, Instituto CicloBR e Ciclocidade, bem como dos blogs "Bike é Legal’ (ESPN) e "Vá de Bike".
Mais transporte para zona sul
Com 17,7 km de extensão e 18 estações, a Linha 17-Ouro fará conexão com as linhas 1-Azul (Estação Jabaquara), 4-Amarela (Estação São Paulo-Morumbi), 5-Lilás (Estação Campo Belo) e com a Linha 9-Esmeralda, da CPTM (Estação Morumbi). As obras se concentram na sua primeira fase, entre a Estação Morumbi da CPTM e o Aeroporto de Congonhas, em 7,7 km de extensão, com previsão de início de operação no final de 2014.