Terceira tuneladora vai entrar em operação ainda neste ano
Nesta segunda-feira, 4, o segundo de três tatuzões que vão abrir os túneis por onde vão passar os trens da Linha 5-Lilás começou a funcionar. O governador Geraldo Alckmin acompanhou o início dos trabalhos de escavação. Pela primeira vez na história, dois tatuzões (shields ) irão escavar uma mesma linha de metrô no Brasil. Isso acontece em São Paulo, na extensão da Linha 5-Lilás, que vai ligar o Largo Treze à Chácara Klabin, acrescentando 11,5 quilômetros e 11 novas estações ao sistema metroviário paulista.
O segundo shield vai perfurar um dos túneis entre os poços Conde de Itu (próximo à futura estação Adolfo Pinheiro, em Santo Amaro) e Bandeirantes (na região do Campo Belo). O equipamento – do tipo TBM EPB (Tunnel Boring Machine – Earth Pressure Balanced) – possui uma roda de corte de 6,90 metros de diâmetro, 108 metros de comprimento, 720 toneladas e capacidade de escavar e finalizar 14 metros de túnel por dia, a uma profundidade média de 25 metros. Vai perfurar 4,1 quilômetros de túnel, partindo do eixo da Rua Conde de Itu, deslocando-se sob as avenidas Adolfo Pinheiro e Santo Amaro, até chegar na avenida dos Bandeirantes. Ao mesmo tempo em que escava, o equipamento instala os anéis de revestimento de concreto, deixando o túnel totalmente pronto para a montagem dos trilhos, sistemas de alimentação elétrica, sinalização e telecomunicações. Para fazer o revestimento do túnel serão utilizados 5.720 anéis de concreto, com 22,5 toneladas cada.
Para a operação do equipamento é necessária uma equipe de 112 pessoas.
Três tatuzões em operação simultânea em uma mesma linha de metrô
Este é o segundo tatuzão que entra em operação na Linha 5. Em setembro, o primeiro equipamento, o Megatatuzão, começou a escavação no Poço Bandeirantes, próximo à futura estação Campo Belo, seguindo com destino à estação Chácara Klabin. Com 1.800 toneladas, 78 metros de comprimento e 10,58 metros de diâmetro, esse equipamento está perfurando e instalando anés de revestimento em 4,8 quilômetros de túnel.
A partir de dezembro, o terceiro e último shield entrará em operação também na Linha 5. Assim, pela primeira vez, três tatuzões estarão perfurando simultaneamente uma mesma linha de metrô no Brasil.
Expansão do Metrô
A Linha 5-Lilás do Metrô, quando concluída, em 2016, vai transportar mais de 770 mil pessoas por dia entre as estações Capão Redondo e Chácara Klabin. Com investimento de R$ 7,5 bilhões, serão mais 11,5 quilômetros e 11 estações (Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin).
A ligação entre as estações Largo Treze e Adolfo Pinheiro, com 1,9 quilômetro, será entregue em janeiro de 2014.
A operação plena da Linha 5 proporcionará o acesso a complexos hospitalares como a Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, Hospital do Servidor Público Estadual, Hospital São Paulo, Hospital Sepaco, Hospital Santa Cruz, Hospital Alvorada, Hospital Edmundo Vasconcelos e Maternidade do Amparo Maternal, além de centros especializados para tratamentos como AACD, APAE e Lar e Escola São Francisco.
Atualmente, a Linha 5 conta com 8,4 quilômetros e seis estações (Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo Treze). Transporta diariamente uma média de 260 mil usuários e faz integração com a Linha 9 da CPTM, na estação Santo Amaro.
A Linha 5 também será expandida até o Jardim Ângela. Serão mais 4 quilômetros de extensão e 3 novas estações: Parque Santo Dias, São José e Jardim Ângela.
A cidade de São Paulo vive um grande momento de expansão da sua malha metroviária. Além da Linha 5, estão sendo executadas mais três obras de Metrô: a segunda fase da Linha 4 (Vila Sônia-Luz) e a implantação dos monotrilhos das linhas 15 (Vila Prudente-Cidade Tiradentes) e 17 (Jabaquara-Morumbi). Ao todo são 55,2 quilômetros e 51 estações em obras realizadas ao mesmo tempo na cidade de São Paulo.