Skip to main content

02/10/2013 – Metrô lança nova campanha, com foco no respeito aos direitos do idoso, na Estação Maturidade

Para marcar data de criação do Estatuto do Idoso, campanha "Metrô para Todos" reforça a importância do respeito aos direitos desta população

A estação Brás do Metrô (Linha 3 – Vermelha) se transformará na "Estação Maturidade" no próximo dia 3 de outubro. A data, que se transformou oficialmente em Dia do Idoso, desde a aprovação do Estatuto do Idoso, em 2003, será lembrada durante a realização de evento no mezanino da estação Brás, ao meio-dia desta quinta-feira. Além do lançamento da campanha "Metrô para Todos", a "Estação Maturidade" contará com a apresentação da "Banda das Senhoras e Senhores do Tempo Livre", a celebração de cinco anos do programa "Experiente Cidadão", voltado ao público que ultrapassou a casa dos sessenta, e a apresentação da nova edição do "Manual do Idoso".

Metro para Todos

A nova campanha "Metrô para Todos" aborda a importância do respeito aos idosos quanto ao seu uso preferencial em elevadores, nos assentos nos trens e no embarque preferencial. Contará com cartazes e mensagens sonoras nas estações e trens, além de informações veiculadas nos monitores de TV que ficam no interior das composições.

Banda da terceira idade

A "Banda das Senhoras e Senhores do Tempo Livre" é constituída por um grupo de percussionistas com idades que variam entre 60 a 90 anos. Na Estação Brás, a banda marcará presença com 44 integrantes e fará duas apresentações: a primeira às 12h15 e a segunda às 12h30.

Experiente Cidadão

Há cinco anos a Companhia instituiu um programa de visitas de idosos ao Metrô, batizado de "Experiente Cidadão". Esse programa para idosos é uma iniciativa para orientar esses usuários sobre o uso adequado do sistema metroviário. Eles visitam o Centro de Controle Operacional (CCO) e são orientados sobre as dicas que constam no "Manual do Idoso". Semanalmente, sempre às quartas-feiras, os inscritos serão recebidos por funcionários que usarão exemplos práticos e orientações para a circulação dos idosos na rede metroviária.

Os idosos ou as instituições que cuidam desse público com interesse em participar desse programa poderão se inscrever pelo site do Metrô (www.metro.sp.gov.br) por meio do linkhttp://www.metro.sp.gov.br/metro/programa-visitas.aspx.

Manual do Idoso

A Companhia apresentará no evento a edição atualizada do "Manual do Idoso". Feito com papel reciclado, este livreto traz importantes recomendações sobre o uso seguro do metrô, que promovem a mobilidade nas estações, como, por exemplo, uso de elevadores, escadas rolantes, embarque e desembarque nos trens, além de orientações sobre direitos do idoso e dicas sobre o envelhecimento saudável. Alguns dos canais de relacionamento do Metrô estão discriminados na edição para facilitar a comunicação com esse público. Na ocasião, serão distribuídos 500 exemplares do manual.