O Metrô informa que, por causa da escavação dos túneis da extensão da Linha 5 – Lilás, entre as futuras estações Campo Belo e Eucaliptos, e a travessia da tuneladora (Shield ), o "Tatuzão", sob a Avenida dos Bandeirantes, o Consórcio Metropolitáno 5 – CM5, solicitou à CET que promovesse mudanças no trânsito de veículos na avenida, entre as Ruas Gil Eanes e Princesa Isabel, neste fim de semana. Na pista sentido Marginal/Imigrantes, o tráfego será canalizado para duas faixas, além de uma faixa adicional reversível, criada para a ocasião.
Essas medidas da CET facilitarão a travessia doShield sob a Avenida dos Bandeirantes. O Tatuzão é uma máquina de 10,5 m de diâmetro, 78 metros de comprimento e pesa 1500 toneladas. A máquina tem refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares. Para sua operação, são necessárias 180 pessoas, sendo 50 profissionais em cada turno de trabalho, além de 30 operários para apoio.
Esse equipamento é o mais moderno e seguro para escavações de túneis. Trabalha por meio do sistema de Pressão Balanceada de Terra, que compensa as pressões exercidas pelo terreno e pelo lençol freático. Além disso, ao mesmo tempo em que escava, também instala os anéis de concreto que reveste e estrutura o túnel, dessa forma, em nenhum momento o terreno fica exposto e sem suporte.
As alterações nas faixas de rolamento terão início às 23 horas desta sexta-feira (27). A conclusão dos serviços metroviários está prevista para as 5 horas da próxima segunda-feira, dia 30.