Estratégia operacional especial será adotada para manter operação sem prejudicar os passageiros
A partir das 23 horas de amanhã, sábado (28), e durante as primeiras horas da operação de domingo (29), a circulação dos trens entre as estações Santana e Tucuruvi, na Linha 1-Azul, acontecerá por uma única via, estratégia denominada "via singela". Durante essa operação especial, apenas um dos lados da plataforma da estação Jardim São Paulo-Ayrton Senna poderá ser usado para embarque e desembarque de usuários. Nas estações Parada Inglesa e Tucuruvi, os embarques e desembarques somente serão realizados em uma das plataformas. Haverá sinalização e funcionários do Metrô farão a orientação dos passageiros.
A "via singela" será adotada para que profissionais da Companhia possam executar com segurança a remoção e translado de um transformador de energia, de aproximadamente 16 toneladas, que será levado para manutenção externa, da estação Jardim São Paulo/Ayrton Senna. Para o transporte do equipamento elétrico, serão necessários um caminhão-gôndola, um guindaste e uma equipe de 20 profissionais.
Para orientar os usuários em seus deslocamentos, o Metrô emitirá mensagens sonoras nos trens e nas estações da Linha 1-Azul e reforçará o quadro de empregados operativos e de segurança no trecho afetado.
A previsão do Metrô é que a circulação das composições no trecho entre as estações Santana e Tucuruvi se normalize até as 10 horas do domingo, 29.