Skip to main content

09/09/2013 – Tapumes das futuras estações do Metrô viram obras de arte

Concurso "Arte de Obra" promovido pelo Metrô vai selecionar seis trabalhos para expor nos tapumes; vencedores dividirão espaço com grafiteiros renomados

A partir de hoje, dia 9 de setembro, começa o concurso "Arte de Obra", uma contribuição do Metrô para tornar a cidade de São Paulo mais divertida e colorida. As telas oferecidas aos artistas são os tapumes que cercam as obras da Linha 5-Lilás. Os ganhadores do concurso poderão grafitar seus desenhos nos tapumes das futuras estações, ao lado dos trabalhos de seis dos maiores grafiteiros do Brasil, convidados pelo Metrô. Uma comissão julgadora, formada pelos seis artistas e representantes da Companhia, selecionará 30 desenhos que, em seguida, passarão por votação popular a fim de eleger os melhores trabalhos.

O primeiro grafite será feito na estação Eucaliptos, pelo artista Binho Ribeiro, a partir das 14 horas de segunda-feira (9), na esquina da Avenida Ibirapuera com a Avenida Jandira. A arte ficará pronta no dia 14/9. Em 01/10, os artistas Anjo (estação Hospital São Paulo), Chivitz (estação Brooklin), Minhau (estação Borba Gato), Nick (estação Boa Vista) e Eduardo Kobra (estação AACD-Servidor) iniciam seus grafites. Todos concluirão os trabalhos no dia 5/10.

Para participar, os interessados devem fazer sua inscrição a partir de 11/09 no site do Concurso (www.artedeobrametro.com.br), realizar o download do croqui e fazer upload do desenho. A imagem deve estar no formato JPG. As obras devem ser de autoria própria e o participante pode enviar quantos desenhos quiser. Os vencedores terão acompanhamento profissional para a pintura dos tapumes.

As inscrições ficarão abertas até 25/9. Nos dias 26 e 27/9 serão escolhidos os trabalhos que seguirão para votação popular. A votação estará aberta de 28/9 a 2/10 pelo site do Concurso e o resultado será divulgado em 3/10. Os trabalhos selecionados serão avaliados pela Comissão da Lei da Cidade Limpa da cidade de São Paulo.

Atualmente a Linha 5-Lilás passa por obras de ampliação que acrescentarão mais 11,5 km e 11 estações, entre Largo Treze e Chácara Klabin, ao trecho já existente, de 8,5 km e seis estações, entre Capão Redondo e Largo Treze. O primeiro trecho da expansão deverá ficar pronto no início de 2014 com a entrega da estação Adolfo Pinheiro.