03/09/2013 – Metrô recebe exposições “Pontos Luminosos da poesia de Haroldo de Campos” dentro do Projeto Encontros

Entre os dias 6 e 30 de setembro, quem passar pelas estaçõesParaíso , ponto de conexão entre as linhas 1- Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 2- Verde (Vila Prudente-Vila Madalena), eCorinthians-Itaquera , na Linha 3- Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda), poderá visitar as exposições "Pontos Luminosos da poesia de Haroldo de Campos", que apresentarão fotos e reproduções de poemas do concretista.

As duas estações contarão com o mesmo acervo. Seis retratos feitos pelo consagrado fotógrafo German Lorcas na "bibliocasa" do poeta, em Perdizes, estarão disponíveis somente na estação Paraíso. A mostra pretende apresentar o percurso literário de Campos, que criou com seu irmão Augusto de Campos e com o colega Décio Pignatari, nos anos 1950, o movimento da Poesia Concreta.

Em 2003, em ocasião do falecimento de Haroldo de Campos, foi realizado o evento "Galáxia Haroldo", em homenagem ao poeta no teatro da PUC e que contou com nomes como Arnaldo Antunes, Caetano Veloso, Giulia Gam e Alice Ruiz declamando poesias de Campos. Na tela do espaço multimídia do Projeto Encontros, os visitantes poderão conferir o resultado, gravado pela TV Cultura.

Na estação Paraíso, no dia da abertura oficial da exposição, sexta-feira (6), será promovido um sarau em homenagem ao poeta com personalidades do universo cultural paulistano declamando obras "haroldinas". Participarão da declamação Frederico Barbosa (diretor da Casa das Rosas), Marcelo Tápia, Ivan de Campos, Simone Homem de Mello, Donny Correia, Omar Khouri, Lúcio Agra e o curador da exposição, Júlio Mendonça.

A mostra, uma parceria do Metrô, da CINEMAGIA e da Casa das Rosas, que é administrada pelo POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, será montada nos espaços culturais do Projeto Encontros das estações Paraíso e Corinthians/Itaquera, que estão localizados nas áreas pagas dessas paradas metroviárias.

SERVIÇO:

Exposição Pontos Luminosos da poesia de Haroldo de Campos

Data: 6 a 30 de setembro

Local: Estações Paraíso e Corinthians-Itaquera

Horário: Funcionamento do Metrô (Domingo a Sexta – 4h40 às 0h /Sábado para Domingo – 4h40 à 1h)

Sarau de abertura

Data: 6 de setembro