Skip to main content

13/08/2013 – Campanha do Metrô convida usuários a Espalhar Respeito

Seis temas de boa convivência no Metrô poderão ser vistos nas estações e compartilhados no Facebook

Ouvir músicas sem fones de ouvido ou carregar mochila nas costas são atitudes normais no cotidiano das pessoas. Mas evitá-las fazem parte das regras de boa convivência no transporte público, especialmente no Metrô.

Nesta terça-feira (13/08) terá início a campanha "Espalhe Respeito" que vai compartilhar dicas de cidadania entre os usuários do Metrô de São Paulo. E as pessoas também poderão compartilhá-las no Facebook.

Serão 95 painéis distribuídos nas principais estações do Metrô, com a nova campanha, contendo a imagem de um dente de leão, flor que se espalha com o vento. Os painéis contam com QRCodes, permitindo que as pessoas compartilhem as mensagens de respeito em seu próprio perfil do Facebook. A campanha também terá espaço dentro dos trens, com vídeos na TV Minuto e painéis acima das janelas.

Seis temas diferentes estarão presentes nas imagens da campanha: respeito aos assentos preferenciais; segurar as mochilas nas mãos no interior dos trens; usar fones de ouvido para ouvir aparelhos sonoros; aguardar o desembarque para depois embarcar; não permanecer na área de portas e ocupar preferencialmente os corredores no interior dos trens; descartar corretamente o lixo e, em especial, os chicletes.

O Metrô, desde o início da operação, promove campanhas de sensibilização e de orientação aos usuários de diferentes formas, quanto ao uso adequado do sistema, a urbanidade e a cidadania. A nova edição da campanha "Espalhe Respeito" é mais uma oportunidade de relacionamento com o público, que leva em conta sugestões enviadas pelos usuários, bem como dados de recente pesquisa feita pelo Metrô.

Segundo os usuários, a maioria respeita as regras de uso do Metrô. Entre os comportamentos que incomodam ou atrapalham no Metrô, 40% diz respeito ao embarque e desembarque, como ficar na porta ou não esperar para sair e furar fila. Não respeitar os assentos e embarque preferenciais correspondeu a 21% do total da pesquisa feita com 860 pessoas. Ouvir som alto perfaz 14%, enquanto mochila nas costas, volumes e bagagens atrapalhando o fluxo de pessoas representou 6% das respostas. A pesquisa é do ano de 2012.