A Companhia do Metrô informa que de acordo decreto 59.387, assinado pelo governador Geraldo Alckmin, ficam declarados de utilidade pública os imóveis localizados no trecho entre a estação Vila Prudente e a futura estação Aricanduva. O decreto foi publicado na edição desta segunda-feira (29/7), no Diário Oficial do Estado. As áreas que totalizam 104.116,31 m² estão localizadas nos bairros de Vila Prudente, Água Rasa, Vila Formosa, Carrão e Vila Matilde e serão necessárias para a implantação da Linha 2-Verde (Vila Prudente-Dutra).
Esse é o primeiro decreto de utilidade pública para a implantação da Linha 2-Verde. O edital para as obras de extensão desta linha, que ligará a estação Vila Prudente, na zona leste, até o município de Guarulhos (Grande SP) está em andamento. A expectativa é de que as obras sejam iniciadas em 2014. O investimento previsto para as obras desta expansão é de R$ 8,5 bilhões.
A Linha 2-Verde será subterrânea, terá 14,4 quilômetros de extensão e contará com 13 estações: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra, essas duas últimas estações estão localizadas no município de Guarulhos. Com a linha completa em operação, de Vila Madalena até Guarulhos, cerca de 1,7 milhão de passageiros serão transportados diariamente, em média.
Integrações
Também são previstas interligações da Linha 2-Verde com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na Linha 11-Coral, estação Penha (que será construída) e nas linhas 12-Safira e 13-Jade, estação Tiquatira (que também será construída). A extensão da Linha 2-Verde ainda se integrará com a Linha 6-Laranja, em Anália Franco e com a Linha 3-Vermelha, na estação Penha.