Obra faz parte do Trecho 1, com 7,7 km de extensão, que ligará o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da CPTM
A primeira viga-guia, uma espécie de trilho de concreto armado sobre o qual circularão os trens da Linha 17-Ouro do Metrô, em monotrilho, foi instalada no último sábado (25/05), na Avenida Jornalista Roberto Marinho, entre a Rua Princesa Isabel e o Viaduto Vereador José Diniz.
Com investimento de cerca de R$ 4,8 bilhões, a Linha 17-Ouro vai ligar a região do Jabaquara à estação São Paulo/Morumbi do Metrô, passando pelo Aeroporto de Congonhas. Com 17,7 km de extensão e 18 estações, as obras da Linha 17 estão sendo realizadas pelo governo do Estado de São Paulo, por meio da Companhia do Metropolitano.
A 17-Ouro terá integração com três linhas do Metrô (1-Azul, 4-Amarela e 5-Lilás), uma da CPTM (9-Esmeralda), além de dois terminais da EMTU (Jabaquara e São Paulo/Morumbi). A previsão é que a linha transporte 417.500 usuários por dia quando concluída.
O trecho desta primeira viga-guia está localizado entre as futuras estações Vereador José Diniz e Campo Belo. As obras fazem parte do Trecho 1, que ligará o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da CPTM, com 7,7 km de extensão. Nesse trecho, deverão transportadas 98 mil pessoas por dia inicialmente.
Ao longo do trajeto, serão necessárias 1.791 vigas. Somente o Trecho 1 será composto por 1.051 vigas. Cada uma das vigas é feita de forma customizada, com as medidas exatas para a utilização em seus respectivos trechos. Em média, pesam 90 toneladas e variam de 16 a 31 metros de comprimento, com 2,2 metros de altura e 80 centímetros de largura. São formadas por 32 metros cúbicos (m3) de concreto e 5 mil quilos de aço.
A instalação das vigas do Trecho 1 será feita durante as madrugadas. Serão instaladas duas vigas por noite. Previamente, o Metrô informará sobre as obras os moradores e comerciantes da região. Uma central de atendimento será disponibilizada, inclusive com atendimento noturno, através dos telefones 5041-2610 e 7750-9061.
** Linha 17-Ouro**
A opção pelo monotrilho para a Linha 17-Ouro leva em consideração a demanda de passageiros na região, além de seu menor custo de implantação e prazo mais curto para a construção em relação ao metrô convencional. A construção de ciclovia, junto com o plantio de árvores, vai fazer parte do processo de reurbanização do canteiro central das avenidas sobre as quais os trens vão passar.
A execução das obras foi dividida em três trechos, sendo que o Trecho 1 (entre o Aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi da CPTM) foi iniciado em julho de 2011 com previsão de término no segundo semestre de 2014.
**Trecho 1 ** : Congonhas – estação Morumbi (CPTM): com 7,7 km e 8 estações (Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi);
**Trecho 2 ** : Panamby – estação São Paulo-Morumbi: com 6,4 km e 5 estações (Panamby, Paraisópolis, Américo Mourano, Estádio do Morumbi e São Paulo-Morumbi);
**Trecho 3 ** : Jabaquara – estação Vila Paulista: 3,5 km e 5 estações (Jabaquara, Hospital Sabóia, Cidade Leonor, Vila Babilônia e Vila Paulista).