Skip to main content

23/01/2013 – Alpinistas realizam limpeza externa da estação Santo Amaro do Metrô

Quem passa pela Marginal Pinheiros, pouco antes da Ponte Transamérica, pode observar a curiosa imagem de homens pendurados na gigantesca estrutura da estação Santo Amaro, na Linha 5-Lilás do Metrô. É que, durante um mês, alpinistas contratados pela Companhia estão realizando a limpeza externa dessa estação, situada em ponte estaiada sobre o rio Pinheiros.

O limo formado pela evaporação do rio Pinheiros e outros detritos conduzidos pelo vento aderem aos vidros e à estrutura da estação. Por ser complexa, a limpeza só é feita por empresas com profissionais especializados na lavagem de janelas em altos edifícios.

Em 8 de janeiro deste ano, o Metrô deu início à nova operação de limpeza. O serviço consiste na lavagem dos 720 vidros laterais externos e da estrutura metálica da estação Santo Amaro, que tem 200 metros de comprimento e 34 hastes.

Para a remoção da sujeira, oito alpinistas ficam sustentados por um cabo de aço principal, além de dois cabos de segurança, do lado externo da estação e a 30 metros de altura do Rio Pinheiros. A equipe utiliza escovão, detergente e uma mangueira ligada a uma máquina de pressão para a remoção da sujeira.