Skip to main content

21/01/2013 – Projeto Encontros homenageia 350 anos dos Correios em exposições e atividades interativas

A partir do dia 24 de janeiro, até 28 de fevereiro, exposições e atividades interativas nas estações Paraíso, Artur Alvim e Corinthians-Itaquera do Metrô homenagearão os 350 anos dos Correios no Brasil, celebrados no dia 25/1 ("Dia do Carteiro").

Entre os destaques, na estação Corinthians-Itaquera, de segunda à sexta, haverá um monitor exclusivamente para escrever para aqueles que, por qualquer razão, não possam redigir as próprias cartas. Seguindo o exemplo da personagem Dora (interpretado pela atriz Fernanda Montenegro), do filme "Central do Brasil", um escrevente ficará das 15h às 19h atendendo à população que também quiser enviar seus cartões-postais.

Também poderão ser enviados cartões-postaisgratuitamente para qualquer lugar do Brasil, de dentro da estação Paraíso.

Nos dias 7, 14, 21 e 28 de fevereiro, também haverá oficina de customização de cartões-postais na estação Paraíso. Artistas e desenhistas estarão no local das 13h às 14h30 orientando os próprios usuários a customizar e personalizar os seus postais. Na área do palco, as pessoas serão incentivadas a usufruir do espaço com leituras relacionadas ao universo postal e de trocas de correspondência.

Exposições

O destaque será a mostra "Correios – 350 Anos". Na Estação Paraíso estarão dispostos painéis com a linha do tempo da história dosCorreios : um fluxograma do trajeto e etapas que percorre uma carta até Londres, por exemplo, dados numéricos da empresa, entre outros.

Para complementar a exposição, oProjeto Encontros também aproveita a comemoração do 459º aniversário de São Paulo e faz um link com a relação das pessoas entre si e com a cidade. Para isso, foram convidados fotógrafos moradores da capital paulista para exporem obras de suas autorias que representem essas ligações. O resultado será disposto em mais de 20 fotos nas estações Artur Alvim e Paraíso.

História

O dia 25 de janeiro de 1663, data da nomeação do alferes João Cavalheiro Cardozo para o cargo de Correio da Capitania do Rio de Janeiro – quando então se originaram os correios-mores no Brasil – é considerada a data inicial da instituição da atividade postal regular no país. Essa nomeação foi feita pelo sétimo Correio-Mor do Reino (1641/1674) e primeiro Correio-Mor das Cartas do Mar, Luiz Gomes da Matta Neto. Por essa razão, o dia 25 de janeiro é comemorado como o "Dia do Carteiro".

As atividades integram a programação cultural do "Projeto Encontros", que tem como objetivo transformar estações do Metrô de São Paulo em espaços culturais, com atrações gratuitas diárias para a população. O projeto é uma realização da Cinemagia, em parceria com o Metrô e patrocínio dos Correios.