Hoje (9/1), o governador Geraldo Alckmin, acompanhado do diretor-presidente da Companhia do Metrô, Peter Walker, deu início à construção das fundações do Bloco A, edifício que vai abrigar oficina de manutenção dos trens da Linha 5-Lilás, no futuro pátio de manutenção e estacionamento de trens Guido Caloi.
Na ocasião, o governador anunciou que para a construção dos túneis da expansão da Linha 5-Lilás (em trecho com início após a estação Adolfo Pinheiro e que vai até a estação Chácara Klabin), serão utilizados três tuneladorasshield (equipamentos construtores de túnel popularmente conhecidos como "tatuzões"). Será a primeira vez na história do Metrô de São Paulo que serão operados três equipamentos deste porte ao mesmo tempo.
O bloco A do pátio Guido Caloi terá 16.135 m2de área construída e serão necessárias 648 estacas para estruturar a fundação total deste edifício. Quando concluído, este bloco poderá receber simultaneamente oito trens para manutenção pesada e mais oito trens para manutenção simples.
O futuro pátio Guido Caloi vai ter oficinas de material rodante, sistemas eletromecânicos e áreas administrativas, que estarão divididas em 28 blocos. Também terá uma alça de acesso (logo após a estação Adolfo Pinheiro), 5.650 metros de vias e capacidade para estacionar 26 trens, podendo receber futuramente mais 24 composições.
A área total do pátio é superior a 176 mil m2(o equivalente à área de 25 campos oficiais de futebol, 65x108m). A previsão é que o novo pátio seja entregue em 2015 e o valor total da obra é de cerca de R$ 297 milhões. Até o momento, já foram realizados 95% do total do terraplenagem necessária para a instalação do pátio e, em paralelo, ocorre a preparação do terreno para dar início às fundações de mais três blocos. O total da área a ser edificada será de 43 mil m².
Fábricas de Anéis de Concreto
Simultaneamente, também em área no pátio Guido Caloi, estão sendo implantadas duas fábricas de anéis de concreto para os trêsshields (dois "tatuzões" e um "megatatuzão") que vão construir os túneis da expansão da Linha 5-Lilás.
Essas instalações serão linhas de produção dos anéis de concreto para abastecerem os "tatuzões". À medida que osshields forem escavando os túneis da Linha 5 – Lilás, já instalarão, na sequência imediata, os anéis de revestimento de concreto, deixando os túneis totalmente prontos para a montagem dos trilhos e sistemas de alimentação elétrica (por rede aérea), sinalização e telecomunicações.
Uma das fábricas terá seus equipamentos importados da Alemanha e a previsão é que no próximo dia 10 o maquinário chegue ao porto de Santos. A conclusão da fábrica ocorrerá em março deste ano. A segunda fábrica aguarda a chegada de peças vindas da França para o final deste mês. A conclusão desta fábrica está prevista para o dia 30 de abril.
Os dois "tatuzões" serão utilizados para construir dois túneis paralelos "singelos" de 6,9 m de diâmetro em trecho que começa no poço de serviço Conde de Itu ( após a estação Adolfo Pinheiro) e termina próximo à avenida dos Bandeirantes. E o "megatatuzão", com 10,5m de diâmetro, irá construir um túnel duplo que terá início no posto de serviço Bandeirantes e seguirá sob a avenida Ibirapuera prosseguindo até após a estação Chácara Klabin.
Importância do prolongamento da Linha 5-Lilás
A expansão da Linha 5-Lilás, entre o Largo Treze, em Santo Amaro, e Chácara Klabin, terá 11,5 km de extensão e 11 estações (Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin). Com este prolongamento, previsto para ser concluído em 2015, a Linha 5-Lilás passará a funcionar de Capão Redondo à Chácara Klabin, com 20 km de extensão e 17 estações. A previsão de demanda diária de passageiros para a linha completa (Capão Redondo-Chácara Klabin) é de cerca de 771 mil.
Já em 2015, com a conclusão do trecho Adolfo Pinheiro – Chácara Klabin, a Linha 5-Lilás estará integrada às linhas metroviárias 1-Azul (na estação Santa Cruz), 2-Verde (na estação Chácara Klabin), 17-Ouro (na estação Campo Belo) e 9-Esmeralda da CPTM (integração já existente na estação Santo Amaro). Pela integração com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, a Linha 5 do Metrô amplia seu atendimento às regiões de Interlagos, Grajaú e Varginha. Também através da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), os usuários da Linha 5-Lilas podem acessar a região do rio Pinheiros e a Linha 4-Amarela (Vila Sônia-Luz), na estação Pinheiros.
A integração da Linha 5-Lilás com a Linha 17-Ouro (Congonhas-Morumbi-Jabaquara, já em construção, em sistema monotrilho) propiciará uma maior articulação de todas as linhas metroferroviárias das regiões Sul e Sudoeste e oferecerá maior acessibilidade entre essas regiões e o aeroporto de Congonhas.