Skip to main content

30/11/2012 – Dia da Pessoa com Deficiência é celebrado com apresentações musicais em quatro estações do Metrô

Nesta segunda-feira, 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Metrô promove dois eventos, com apresentações nas estações Sé (10h), Brás (15h), Paraíso (13h) e Corinthians-Itaquera (19h). As ações visam sensibilizar a sociedade para a total inserção e eliminação de obstáculos para a participação de pessoas com deficiência nas diferentes esferas do convívio social (mercado de trabalho, lazer, esporte, cultura etc).

Poética dos Encontros

Das 10 às 11h, o mezanino da Estação Sé será palco para aperformance de percussão corporal "Poética dos Encontros", realizada por um grupo de 40 empregados do Metrô, entre eles pessoas com deficiência.

Quem parar para assistir também será convidado a "batucar" no próprio corpo no ritmo dohip-hop , interagindo com o grupo. Serão duas apresentações de 7 minutos, com 30 minutos de intervalos. A mesmaperformance será realizada no mezanino da estação Brás, das 15 às 16h. A coreografia é assinada pela bailarina Christina Ribeiro, que realizou uma série de ensaios com os empregados, que aceitaram participar de forma voluntária.

Virada Inclusiva

O "Projeto Encontros", que leva programação cultural às estações do Metrô, integrará a programação da "Virada Inclusiva 2012", evento com mais de 800 atividades culturais, esportivas e de lazer, reunindo pessoas com e sem deficiência, em 80 cidades paulistas, nos dias 1, 2 e 3 de dezembro. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e conta com a participação voluntária de pessoas e grupos dos mundos artístico e esportivo.

No dia 3, segunda-feira, às 13h, na estação Paraíso, alunos do projeto "Alma de Batera", crianças e jovens com algum tipo de deficiência, farão uma apresentação especial aos usuários. O projeto tem por objetivo oferecer aulas de bateria para pessoas com deficiência e tornar o contato com o instrumento cada vez mais acessível. Na estação Corinthians-Itaquera, às 19h, será a vez da banda deblues Velha Pantera, formada por músicos veteranos da noite paulistana, animar a volta para casa dos usuários.

Também serão exibidos documentários curtas-metragens produzidos pelo Instituto Rodrigo Mendes, organização sem fins lucrativos voltada à educação inclusiva, às 19h na estação Paraíso e às 13 h na estação Corinthians-Itaquera.