O Metrô dará continuidade no próximo domingo, dia 2, aos testes do sistema CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação) na Linha 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena). Para a realização do trabalho, das 4h40 às 12h, as estações Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente ficarão fechadas ao público.
Nesse período, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão, ininterruptamente, entre as estações Alto do Ipiranga e Vila Prudente, dando cobertura ao trecho interrompido na Linha 2-Verde. Os usuários que utilizam a transferência gratuita Metrô/CPTM e CPTM/Metrô na estação Tamanduateí continuarão sendo atendidos durante o horário de interdição por meio de senhas, que serão distribuídas nas estações Alto do Ipiranga e Tamanduateí do Metrô.
As transferências para a Linha 4-Amarela serão realizadas normalmente nas estações Consolação, na Linha 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena), República, Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda) e Luz, na Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi).
O CBTC é considerado o sistema de controle de tráfego de trens mais moderno do mundo e está em operação em linhas de metrôs nas cidades de Nova York, Londres e Paris, entre outras. Quando estiver funcionando plenamente, o intervalo entre um trem e outro será reduzido e a capacidade de transporte ampliada em cerca de 20%.
Os testes são realizados aos domingos e feriados, devido ao menor número de usuários que utilizam trens e estações metroviárias. Para informar sobre a ação, o Metrô estará emitindo mensagens pelos sistemas de som das estações e dos trens e por meio de cartazes.