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10/10/2012 – Metrô ganha três prêmios em bienal de marketing

O Metrô de São Paulo foi premiado em três categorias na Bienal ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) de Marketing 2012, no Rio de Janeiro: "Relacionamento" (O Impacto das Redes Sociais Virtuais na Operação do Metrô de São Paulo), "Fortalecimento Institucional" (Novo site Metrô – Só não mudou o endereço) e "Endomarketing" (Revista Metrópolis).

Ao todo, concorreram 68 experiências de marketing de empresas do setor de transporte público de todo o Brasil. Desses, foram laureados 18 trabalhos e outros seis receberam menção honrosa. O anúncio foi feito no dia 4 de outubro de 2012, em seminário da Bienal ANTP, em congresso promovido pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) e da FetransRio, feira bienal de ônibus. Veja os trabalhos na íntegra (clique aqui).

Nesta 5ª edição, a Bienal ANTP de Marketing deu ênfase especial a expansão das mídias sociais a da internet e aos seus usos na promoção das organizações do setor e na criação de espaços de interlocução e de relacionamento com os clientes e com a sociedade.

Redes Sociais

Atualmente o Metrô foca suas estratégias de comunicação e relacionamento com o usuário em duas mídias principais: o microblog Twitter, onde possui 41.700 seguidores, e o Facebook, com 12.400 fãs, além de possuir perfis no Youtube (vídeos) e Flickr (fotos). A equipe de redes sociais do Metrô, sediada no Departamento de Imprensa (CMI), monitora, analisa as mensagens relevantes, encaminha internamente, identifica e classifica os perfis dos usuários, além de elaborar estratégias e conteúdos que tem atraído cada vez mais seguidores (crescimento mensal médio de 20% no Facebook e de 5% no Twitter).

Para realizar esse trabalho, além do apoio de diversas áreas, a equipe conta com o suporte e parceria da GOP (Gerência de Operações), que adotou novos fluxos e procedimentos para atender com mais rapidez e precisão as demandas captadas nas redes. Outra ação é a aproximação com os públicos influentes, por meio de reuniões e visitas técnicas, entre eles os blogueiros e metrofãs, os internautas mais críticos, os colaborativos, os ciclistas, entre outros, o que ajuda a formar uma legião de defensores da empresa.

Revista Metrópolis

Diante de um cenário de atendimento de 4,5 milhões de usuários por dia, surgiu a necessidade de um canal de comunicação que valorizasse o esforço dos metroviáros e ampliasse os laços entre eles e a Companhia, bem como entre as diferentes áreas, de forma transparente e atraente. Assim nasceu a Revista Metropolis, em versão digital (colaborativa) e impressa, cujo objetivo é unir e valorizar os metroviários em torno de diversas matérias criadas exclusivamente a partir do universo do Metrô.

Site Metrô

Lançado em março, o novo site do Metrô inovou no design e destacou os principais serviços de informação aos usuários. O portal tem layout totalmente remodelado, dividido em blocos temáticos com os principais serviços, além de estar mais limpo, intuitivo e de fácil navegação. Entre os destaques da página inicial, estão o "Direto do Metrô", o "Simulador de Trajetos", o "Metrô Mensagem" (SMS), as atrações culturais e a seção "Últimas Notícias".