10/09/2012 – Metrô realiza nova audiência pública para a linha 6-Laranja nesta terça-feira, dia 11

A Companhia do Metrô realiza nesta terça-feira, dia 11/9, nova Audiência Pública para a Linha 6-Laranja (Brasilândia-São Joaquim). O evento terá início às 9h30, no Instituto de Engenharia, Av. Dr. Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana. Como uma reunião aberta, na Audiência Pública qualquer cidadão pode participar.O evento tem como finalidade apresentar o projeto básico e a modelagem da Parceria Público-Privada (PPP) da futura Linha 6-Laranja. Nos meses seguintes, acontecerá a apresentação do projeto em âmbito nacional e também no exterior, pois a concorrência será internacional e deverá ocorrer em dezembro deste ano. A expectativa é de que as obras da nova linha metroviária sejam iniciadas no segundo semestre do ano que vem.A última Audiência Pública dessa linha foi realizada no dia 8 de maio, no Auditório da UNINOVE, na Barra Funda e constituiu um dos passos legais para se obter a Licença Ambiental do empreendimento. Na ocasião, foram expostas e esclarecidas questões sobre o Estudo de Impacto Ambiental da Linha 6.O Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas definiu em 12 de julho a modelagem da futura Linha 6-Laranja do Metrô, que será construída e operada pela iniciativa privada, por meio de uma PPP.A modelagem foi baseada em propostas apresentadas por três interessados: Odebebrecht Transport, Construtora Queiroz Galvão e Consórcio Galvão-Somague Engenharia.A Linha 6-Laranja abrange o trecho de Vila Brasilândia a São Joaquim, com 13,5 quilômetros de extensão e 15 estações (Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba-Hospital Vila Penteado, João Paulo I, Santa Marina, Água Branca, Sesc Pompeia, Perdizes, PUC-Cardoso de Almeida, Angélica-Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim). O investimento para esta linha está estimado em R$ 8 bilhões.A Linha 6- Laranja será integrada às Linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na estação Água Branca; à Linha 4-Amarela, na estação Higienópolis-Mackenzie; e à Linha 1-Azul do Metrô, na estação São Joaquim. A demanda prevista é de aproximadamente 640 mil passageiros/dia e a operação comercial entre Vila Brasilândia e São Joaquim contará com uma frota de 29 trens.A linha atenderá os bairros Brasilândia, Freguesia do Ó, Pompeia, Perdizes, Sumaré, Bela Vista e Liberdade e beneficiará grandes centros educacionais, como Unip (Universidade Paulista), PUC (Pontifícia Universidade Católica), Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), Mackenzie e FMU (Faculdade Metropolitanas Unidas).